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AS DIMENSÕES TEÓRICA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO ANALÍTICO A PARTIR DAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRS
Luíza De Pizzol, Daiane Scopel Boff

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


A pesquisa discute os significados que teoria e prática assumem na formação inicial de professores de Matemática, problematizando enunciados dicotômicos que circulam de forma recorrente e naturalizada nas falas de estudantes e de professores de cursos de licenciatura. A discursividade sobre essas dimensões e a prescritividade que invade as legislações educacionais, indicando a necessidade de articular ou de relacionar teoria e prática, fazem com que se busque, cada vez mais, na formação de professores, aproximar esses dois supostos campos, que são vistos com diferentes valorações e em tempos e espaços distintos da formação e da docência. Com inspiração em autores não estruturalistas e em estudos sobre formação de professores, esta investigação tem por objetivo descrever e analisar os significados que acadêmicos de cursos de Licenciatura em Matemática atribuem às dimensões teórica e prática. O material de pesquisa está sendo produzido a partir de narrativas de estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) de cinco campi que ofertam o referido curso, a saber: Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Ibirubá e Campus Osório.  A pesquisa, desenvolvida com a colaboração dos coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFRS, utiliza como instrumento de pesquisa um questionário on-line, construído via Formulários Google, que versa sobre a temática pesquisada. Como resultados parciais, é possível ver como o discurso dicotômico da teoria e prática persiste e como essas dimensões são concebidas e valoradas de forma distintas pelos estudantes. Além disso, o material empírico mostra que a dimensão prática assume o significado de experiência, sendo, muitas vezes, vista como o complemento da teoria. Assim, a dicotomia entre essas dimensões é ressaltada tanto na aprendizagem de conteúdos de Matemática, como nas atividades de socialização com a profissão docente, o que parece apontar para a forma como esses significados constituem a docência do futuro professor. A partir disso, espera-se problematizar a naturalização da dicotomia teoria-prática na formação de professores de Matemática, de modo a apontar outras formas não dicotômicas de pensar essas dimensões. Ainda, pretende-se potencializar a indissociabilidade teoria-prática, que permite compreender essas duas dimensões como importantes e igualmente valoradas no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, bem como na formação docente. Os resultados da pesquisa serão disponibilizados para a comunidade acadêmica participante, de forma a oportunizar a discussão sobre a temática no âmbito de cada Campus.


Palavras-chave


Teoria-prática; formação inicial de professores; docência em Matemática.

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