Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: VISÃO DE UMA ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Sheyla Souza Dare, Janaina De Nardin

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Uma das áreas de atuação da Pedagogia é a docência na educação infantil e ensinofundamental anos iniciais, e isso requer em sua formação conhecimentosteórico-metodológicos para o ensino nas áreas de conhecimentos presentes nocurrículo. Visto isso, surgiu a oportunidade de trabalhar como bolsista de ensino noprojeto Modelos Didáticos para o Ensino de Ciências. Os modelos didáticos sãoferramentas utilizadas nas atividades de ensino e aprendizagem, com o objetivo dedespertar o interesse dos alunos, aprimorando os mecanismos pedagógicos dosdocentes. Os modelos também permitem a materialização de conceitos, favorecendo oentendimento de fenômenos e conceitos abstratos, complexos, bem como de estruturasmicroscópicas. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os modelos didáticosproduzidos. No contexto da pandemia do Covid-19, sendo necessário adotar medidasde distanciamento e isolamento social , o andamento do trabalho se deu de formaonline, com reuniões semanais e orientações via Google meet, e-mail, whatsapp eencontros mensais com o grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e suasTecnologiasdo IFRS Campus Alvorada. Foram confeccionados modelos de célulabacteriana, procariótica e eucariótica com materiais de papelaria e recicláveis, taiscomo garrafa pet, papel, cola e etc., e de seres aquáticos com biscuit. O aluno dePedagogia parte de uma formação generalista, pois não proporciona oaprofundamento de conhecimento científicos para as aulas de ciências. A participaçãoneste projeto proporcionou uma reflexão sobre estratégias metodológicas para asciências naturais no curso de Pedagogia, sem cair na visão simplista, a partir do usode modelos didáticos e todas as suas potencialidades de ensino, perpassando asdisciplinas curriculares. Além do conhecimento adquirido com as pesquisas e estudospara confecção dos modelos, houve troca de experiências, debates e informaçõescom participantes de outros projetos da área de ciências da natureza do CampusAlvorada. Ressaltando, que o projeto tem grande importância para a educaçãoinclusiva, pois os modelos utilizados podem ser usados por alunos com deficiênciavisual e outras tipos de deficiência.


Palavras-chave


Modelos Didáticos; Ensino de Ciências; Ensino

Texto completo: PDF