Última alteração: 12-01-2021
Resumo
O estudo trata de um projeto de pesquisa, o qual objetiva contribuir para o debate acerca da Educação Profissional enquanto política pública, bem como analisar e acompanhar o impacto dessa nas trajetória dos egressos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Somam-se aos objetivos, a interpretação do sentido atribuído pelo estudantes à Educação Profissional. É essencial destacar a importância da análise dos impactos dos Institutos Federais para que se possa compreender a função social que essas instituições possuem no cenário regional. A pesquisa encontra-se em andamento e apresenta dados que merecem ser analisados levando em consideração a lei de criação dos IFs (Lei n° 11.892). As investigações estão ocorrendo por meio de um estudo de caso do Campus Osório do IFRS, desenvolvido por intermédio de pesquisas de natureza quanti e qualitativa. A coleta de dados está sendo feita por meio de questionários, aplicados entre os estudantes matriculados, bolsistas de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e egressos, desde o mês de setembro de 2020. As revisões bibliográficas, por seu turno, têm fornecido fundamentação teórica ao estudo. Inicialmente, identificamos os estudantes que fariam parte da investigação e realizamos a pesquisa bibliográfica supracitada, em permanente processo. Após a identificação desses estudantes, realizamos a aplicação de dois questionários, sendo eles, Impactos da participação em projetos nas trajetórias acadêmicas e profissionais das/os estudantes e egressas/os do IFRS – Campus Osório, direcionado aos bolsistas que atuaram entre os anos de 2016 e 2018, e o Questionário para os estudantes egressos do Ensino Médio Integrado com o Técnico do Campus Osório | IFRS, sendo que este questionário também analisa sobre as trajetórias dos estudantes egressos dentro da instituição e no mercado de trabalho. Ambos foram aplicados via E-mail, Facebook e Instagram, devido a pandemia. Entre os resultados obtidos até o momento destaca-se que, para 56,25% dos estudantes que ingressaram no EMI, a influência familiar e a educação pública, gratuita e de qualidade foram fatores determinantes na escolha de ingresso no IFRS. Apesar da presente pesquisa estar em período de desenvolvimento, essa já fornece resultados para uma possível análise das trajetórias dos egressos, partindo do período anterior ao seu ingresso até a conclusão do curso, visto que um dos questionários abrange suas trajetórias profissionais e acadêmicas, até o nível superior.