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JOGO COMO ALTERNATIVA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS
Mayara Souza Dadda, Cristina Simões Costa

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A disciplina de Bioquímica dos Alimentos é um importante componente curricular para o curso Técnico em Panificação, pois  possibilita ao estudante compreensão e maior  domínio das transformações bioquímicas que ocorrem na elaboração dos  itens de padaria e confeitaria. A compreensão das reações bioquímicas dos alimentos  conferem maior autonomia ao profissional com relação às formulações e técnicas utilizadas em seu cotidiano. No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldades ao cursar  esse componente curricular, de modo que  este projeto de ensino se propõe a produzir materiais didáticos específicos para o ensino dessa disciplina no curso Técnico em Panificação. A produção desses materiais tem como objetivo  estimular o interesse e engajamento dos estudantes,  e favorecer o aprendizado desse componente curricular. Para atender ao objetivo do projeto, realizou-se uma busca preliminar nos repositórios de objetos de aprendizagem para familiarizar-se com os recursos já disponíveis sobre esse tema. Partindo-se dessa busca, foi realizada uma análise inicial dos tipos de materiais didáticos que poderiam ser produzidos, considerando-se os objetivos do projeto, o interesse dos autores e viabilidade de execução à distância, optando-se pela construção de um jogo envolvendo propriedades e reações bioquímicas dos alimentos. O projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento  e as atividades realizadas até o momento se concentraram na definição dos temas alvos do jogo a ser elaborado e na revisão bibliográfica para apropriação dos conceitos relacionados a jogos didáticos/educativos e levantamento dos jogos  já construídos. Como não foram encontrados jogos com o tema específico de de bioquímica de alimentos, optou-se por realizar essa pesquisa na área de Química, pela sua proximidade com o tema. A maneira como os jogos são formulados e ao que eles se propõem vão definir se o jogo será didático ou educativo e serão determinantes para que os resultados buscados sejam atingidos. A compreensão da definição educativa e da epistemologia dos jogos, se fazem pertinentes para que a construção do jogo pretendido seja realmente efetivo no que tange a aprendizagem dos estudantes, dessa forma abordagens teóricas sobre aplicação de jogos para práticas educativas também serão uma importante base de dados para o desenvolvimento do projeto.



Palavras-chave


Jogos; Alimentos; Bioquímica;

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