Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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CERAMICANDO NO ENTRE-LUGAR DA “CASAESCOLA”
Guilherme Leopoldo Nonemacher Ledur, Viviane Diehl, Milene Back Juwer, Cássia Lara Flores dos Santos, Maria Julia Hunning Ehlert, Carlos Augusto Nunes Camargo, Rosana Tagliari Bortolin

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O projeto de extensão Ceramicando na escola 2020 traz à tona outros modos de ver e pensar a cerâmica e sua potencialidade artística e educativa, numa proposta para o desenvolvimento de ações compartilhadas com a comunidade, especialmente, na educação básica da região sul do Brasil, no entre-lugar da “casaescola”. O projeto contempla, no espaço educativo da casa dos participantes, a abordagem da educação etnorracial, africana e indígena no currículo escolar e abarca conteúdos da história e da arte, especialmente no que tange a implementação da Lei Número 11.645/2008. Tem por objetivo promover a visibilidade da arte cerâmica de modo a viabilizar o acesso e a aproximação da comunidade atendida aos processos cerâmicos nos espaços compartilhados, contextualizando abordagens curriculares da educação, por meio de ações que proporcionem experiências no campo da cerâmica, ampliando o conhecimento sobre a área e a formação intercultural do povo brasileiro. A metodologia da proposição estético-pedagógica nas oficinas se dá onde a modelagem, a secagem, o preparo da peça para a queima e a realização desta inspiram experimentações em métodos alternativos para designs de superfície e queimas. Palestras, cursos, eventos e exposições migram para os ambientes disponíveis em tempos de pandemia, no processo de compartilhamento de saberes. As ações estão sendo pensadas para que possam acontecer de modo virtual, seja em casa ou nas escolas. O material para viabilizar e orientar esta edição está sendo preparado por meio de vídeos. A capacitação dos bolsistas ocorre de forma remota, iniciada com o curso EAD para extensionistas. Até o momento, foi realizada a gestão financeira do projeto, com a execução do PAIEX, para que os materiais pudessem ser adquiridos, permitindo aos bolsistas o contato com demandas institucionais públicas, com ética e responsabilidade, para acompanhar a realização de orçamentos e prestação de contas. O formato das ações segue com adequações, para os participantes integrarem as atividades com autonomia. Por fim,  a cultura cerâmica e sua potencialidade educativa oportuniza uma experiência perceptiva singular e sensível aos participantes, viabiliza a produção cerâmica no entre-lugar da “casaescola”, um formato inaugurado e adaptado para a construção do conhecimento coletivo, de modo a contribuir para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.

Palavras-chave


Arte. Processos cerâmicos. Casaescola.

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