Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
RPG: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O APRENDIZADO
Ronan Knudsen, Gabriele Albuquerque Silva, Miguel Salvador Gonçalves da Costa Filho

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O projeto foi criado buscando promover um espaço educativo através da utilização de jogos de RPG - sigla do termo em inglês role-playing game, que pode ser traduzido como jogo de interpretação de papéis . Estes jogos se baseiam no desenvolvimento e interpretação coletiva de histórias, sendo cada vez mais utilizados em uma perspectiva de aprendizagem de habilidades sociais e na promoção de conhecimentos. O projeto procura promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em estudantes através do uso dos jogos de RPG, bem como estimular a prática de atividades de grupo que promovam atitudes colaborativas e criativas e a construção de conhecimentos de forma lúdica. Antes da suspensão das atividades presenciais do IFRS devido à pandemia de covid-19, a proposta era realizar sessões presenciais de RPG. Foram realizadas adaptações para dar continuidade de maneira online, utilizando ferramentas como o Google Meet e o Discord. Os bolsistas atuam como mestres dos jogos, desempenhando portanto a função de mediar e conduzir as narrativas colaborativas nas sessões de RPG. Através das redes sociais, o projeto foi divulgado e foram abertas inscrições aos estudantes interessados em participar. Outra ação prevista é proporcionar momentos de formação aos docentes sobre as possibilidades do uso do RPG em sala de aula. Foram realizadas sessões curtas experimentais para participantes não-familiarizados com o RPG. Também foram montadas duas “mesas” de RPG: a primeira com temática baseada no jogo de videogame Last of Us, com cenário envolvendo “zumbis” e desafios de sobrevivência em meio à hostilidade do mundo; o segundo se propõe a uma temática “pós-apocalíptica” em um cenário onde a humanidade está em risco após uma pandemia - conectando-se e dialogando, de certa forma, com muito dos temores e sentimentos emergentes na sociedade diante da crise vivenciada recentemente. Em ambas as narrativas, aspectos como a colaboração grupal e o desenvolvimento de estratégias são essenciais. Apesar de serem resultados iniciais, o que se observou foi um envolvimento dos participantes com a atividade, que progressivamente têm demonstrado avanços nas habilidades sociais de interação, colaboração e criatividade. O projeto tem apresentado um potencial positivo na promoção do RPG no ambiente educacional. A alteração do projeto da modalidade presencial para online, apesar de não estar inicialmente prevista, não impediu sua realização. Projetamos que futuramente será possível expandir as ações, proporcionando cada vez mais os aspectos positivos do RPG na educação.


Palavras-chave


RPG, habilidade sociais, educação

Texto completo: PDF