Tamanho da fonte:
CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES QUE ATUARAM NA EXECUÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CAMPUS OSÓRIO DO IFRS
Última alteração: 06-01-2021
Resumo
Este trabalho foi realizado no âmbito do projeto de pesquisa “Educação, Trabalho e Ciência: os impactos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no desenvolvimento territorial”, o qual contou com subsídios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tal estudo é importante por favorecer o acompanhamento dos impactos dos Institutos Federais (IFs) no desenvolvimento regional, assim como por buscar compreender a contribuição dessas instituições nas trajetórias de seus estudantes, levando em consideração os objetivos e finalidades dispostos na Lei n° 11.892/08, que instituiu esses centros educacionais. Nesse sentido, partimos de um estudo de caso no Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), mediante ao qual, entre outras atividades, foi realizado o mapeamento dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão realizados, abrangendo o período de 2016 a 2018. A partir disso, foi também promovida a identificação e caracterização dos bolsistas que compuseram a equipe executora dessas atividades, considerando as variáveis de gênero e curso de matrícula. Foram empreendidas pesquisas de natureza quanti e qualitativa, realizadas por intermédio dos relatórios institucionais do Campus Osório (para a identificação de projetos e estudantes executores desses), da Plataforma Nilo Peçanha (para obtenção de dados sobre o número de matrículas na instituição), e das listas de aprovados em processos seletivos (para a identificação dos cursos dos estudantes). Com isso, foram mapeados 302 bolsistas participantes de 157 projetos e, a partir desse diagnóstico, realizados cruzamentos de dados. É conveniente destacar que, 39,49% eram projetos de Pesquisa, 29,93% de Extensão e 30,57% de Ensino. Os bolsistas do gênero feminino compunham 69,9% dos estudantes pesquisadores, 60,5% dos extensionistas e 42,9% dos atuantes em projetos de ensino. Em relação aos cursos de matrícula, devido a carência de dados, foi possível identificar o curso de apenas 85% dos bolsistas. Desses, 64% eram do ensino médio integrado, 27,2% do ensino superior e tanto os de cursos subsequentes, quanto os bolsistas externos somavam juntos menos de 10%. Com a referida coleta de dados, foi elaborado um questionário para a averiguação dos impactos da atuação em projetos nas trajetórias acadêmicas e profissionais dos bolsistas.
Palavras-chave
Perfil. Institutos Federais. Relatórios Institucionais.
Texto completo:
PDF