Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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ESPORTE E ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO CIDADÃ
Joice de Souza Pinheiro, Heloisa Santini, Gabriel Bisi Bridi, Henrique Moraes Kramer

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A Organização Mundial da Saúde defende que o esporte é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano. A prática esportiva promove a autoconfiança, a saúde e o empoderamento dos jovens, bem como, tem importante papel social na formação cidadã. Infelizmente, nos últimos anos, é visível a decrescente participação dos adolescentes em atividades físicas regulares. O incentivo à prática esportiva, um dos eixos da Educação Física, deve ser constante dentro das instituições de ensino. Tendo em vista o atual cenário de excepcionalidade, o projeto Esporte e Escola: caminhos de educação cidadã passou por adequações tecnológicas a fim de prosseguir com as atividades, mesmo que de forma remota. As atividades, que ocorrem de maneira síncrona e assíncrona, buscam oportunizar o acesso às diferentes práticas esportivas; desenvolver o prazer e o hábito do exercício físico sistemático; ressignificar a relação entre esporte e tecnologia, além de promover a inclusão e a formação cidadã dos estudantes do IFRS Campus Caxias do Sul. O projeto contempla três modalidades com características históricas dentro da instituição: handebol, voleibol e futsal. No último ano, também passaram a integrar modalidades praticadas por estudantes com necessidades educacionais específicas, como a bocha paralímpica, o para ciclismo e o para taekwondo. A fim de compreender melhor a prática e apoiar atletas e os para atletas no desenvolvimento de suas modalidades, os bolsistas e coordenadora participaram de cursos, especialmente aqueles promovidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Os bolsistas também trabalharam na criação da identidade visual do projeto, nas redes sociais e no formulário destinado às inscrições, disponível na plataforma Google Forms. Atividades como treinos físicos e técnicos, desafios com premiações, palestras, oficinas e avaliações fazem parte do projeto e são realizadas por meio das plataformas digitais: Google Meet, WhatsApp e Instagram. As ações não presenciais tornam evidentes os significados de inclusão e empatia. Sem falar na formação cidadã, quando são trabalhadas questões como responsabilidade, oralidade, disciplina e a construção de uma rotina de estudos e tarefas. Concomitantemente, são realizados trabalhos de pesquisa, participações em eventos científicos e de extensão, especialmente no apoio ao IV Torneio de Xadrez do IFRS Campus Caxias do Sul. O projeto só é possível graças à equipe de execução, que conta com bolsistas, intérpretes de Libras, colaboradores externos, alunos voluntários, professores e técnicos administrativos. Os trabalhos seguirão na certeza de grandes aprendizados e atentos às capacidades individuais e coletivas.



Palavras-chave


Esporte-educação; Inclusão; Cidadania

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