Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O papel da motivação pessoal na aprendizagem de língua inglesa: uma proposta a partir da internacionalização acadêmica
Enzo Yenlung dos Santos Hsu, Lucía Silveira Alda

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A exigência em desenvolver competências multiculturais e pensamento global é crescente. Hoje em dia, precisamos cada vez mais compreender a inserção no mundo globalizado e perceber questões a partir de uma perspectiva intercultural. Por isso, constata-se que a juventude tem grande interesse em internacionalizar seus saberes, vivências e experiências, tanto culturalmente quanto academicamente. A motivação de conhecer o que há “além das fronteiras” é um catalisador na aprendizagem de uma língua estrangeira, e a língua inglesa, por ser considerada uma língua global, é ferramenta chave para a internacionalização pessoal e acadêmica dos estudantes. Isto posto, o objetivo deste trabalho é instigar a aprendizagem de língua inglesa a partir da perspectiva da internacionalização como fator motivacional. Para tanto, primeiro busca-se promover debates, em sala de aula, sobre a cultura de países estrangeiros visando estimular a curiosidade do aluno em relação ao cenário global de falantes de inglês, ao mesmo passo em que se favorece uma aprendizagem da língua mais significativa e contextualizada. Logo, apresentam-se as oportunidades de internacionalização para os estudantes, a fim de motivar a aprendizagem a partir do propósito e engajamento pessoal e demonstrar benefícios e oportunidades potenciais possibilitadas pela aprendizagem de uma língua. Espera-se, com esta proposta,  que os alunos desenvolvam um olhar global em relação à língua, percebendo a pluralidade de culturas e saberes que rodeiam o uso da língua inglesa. Além disso, também é esperado que o aluno impulsione os estudos linguísticos motivado pelas suas próprias perspectivas de internacionalização. As oportunidades de intercâmbio podem oferecer experiências únicas, tanto no âmbito pessoal, quanto acadêmico e profissional, e evidenciam a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira para abrir os caminhos ao mundo global.

Palavras-chave


Língua inglesa. Ensino. Internacionalização.

Texto completo: PDF