Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
RevisãoOnline NAS REDES SOCIAIS
Camila Fratini Barbosa, Cleusa Albilia de Almeida

Última alteração: 11-01-2021

Resumo


O RevisãoOnline se trata de um sistema web gratuito para escrita e revisão de redações, seguindo o modelo e se baseando nas competências do ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio). Sendo assim, o site tem um público voltado para a faixa  etária de 15 a 18 anos, idade média na qual os alunos entram no ensino médio e começam a se preparar para prestar tal exame. Por conta desse público alvo, o meio encontrado de chamar atenção de possíveis usuários da plataforma foi a criação de perfis em redes sociais, tendo o Instagram como enfoque. Nestas redes são compartilhadas dicas de português, as quais auxiliam os jovens na escrita de uma boa redação.       O Instagram foi a rede social escolhida para fazer a maior parte dessa divulgação pois tem cerca de 1 bilhão de usuários, segundo dados da própria plataforma, fazendo sucesso desde os mais jovens até pessoas com idade um pouco mais elevada. No Instagram é possível encontrar diversos tipos de publicações e sobre as mais variadas temáticas, desde dicas de erros recorrentes na escrita até competências específicas da redação do ENEM. Para que o conteúdo com finalidade educacional chame atenção, principalmente entre os mais jovens, o RevisãoOnline traz postagens com um design atrativo, divulgando o site na biografia do perfil e em cada publicação.       Temos por objetivo atrair o maior número possível de pessoas para a nossa página e para o RevisãoOnline , mas, principalmente, contribuir e fazer a diferença no aprendizado de todos os que passarem por uma publicação do projeto. Esse objetivo tem grande relação com o investimento  realizado nas redes sociais, já que elas são o lugar que trazem mais visibilidade aos  conteúdos e ao  trabalho.      A partir do período em que as redes sociais do RevisãoOnline foram implementadas, o site aumentou seu número de usuários em 493% segundo os dados do GoogleAnalitycs. Além de diminuir a taxa de rejeição que é o usuário que acessa e abandona o site sem consumir informações. Sendo assim o seu público alvo foi alcançado com sucesso, por mais de um canal de comunicação. Espera-se que com as dicas e conteúdos ali explicados sejam aplicados nas redações e revisões dos usuários .

Palavras-chave


Instagram. Redação. Dicas.

Texto completo: PDF