Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Aprendendo e ensinando sobre abelhas em tempo de pandemia
Ana Júlia Floss, Renata Porto Alegre Garcia

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


São consideradas criações de pequenos animais avicultura, cunicultura, piscicultura, apicultura, meliponicultura, entre outras. A participação no projeto de ensino de Monitoria na criação de pequenos animais proporcionou conhecimento no primeiro momento sobre a criação de abelhas, apicultura e meliponicultura. O presente trabalho tem o objetivo de relatar os aspectos envolvidos no compartilhamento de conhecimentos adquiridos acerca da importância ecológica das abelhas e polinização, levando em conta as dificuldades do ensino remoto e do distanciamento durante a pandemia. A partir da demanda dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Brenner, pelo relato de ferroada de alunos, a professora da turma começou a trabalhar o tema sobre abelhas, uma vez que estas possuem importante papel no equilíbrio ambiental, realizando a polinização. Diante disso surgiu o convite pela professora para uma conversa on-line expositiva sobre a importância ecológica das abelhas do gênero Apis e Meliponini. O IFRS-Campus Ibirubá é referência em pesquisa, ensino e extensão sobre criação de abelhas, possuindo um Meliponário escola em cooperação com a Associação Brasileira de Estudo em Abelhas (A.B.E.L.H.A) que recebe visitas da comunidade, tendo as crianças como público-alvo para conscientização da importância das abelhas visando a conservação das espécies no futuro. Devido a pandemia pelo COVID-19, não são possíveis visitas presenciais. A alternativa foi conhecer este ambiente de forma virtual com fotos e explicações. Foi elaborado um material de apresentação sobre as abelhas de acordo com a idade e o nível de aprendizagem. A atividade aconteceu de forma remota por meio da plataforma Meet. A atividade on-line contou com a presença dos alunos da turma do 4º ano, professora da turma, diretora da escola, a bolsista e a orientadora do projeto de ensino de Monitoria de pequenos animais. Durante a atividade, os alunos relataram suas experiências relacionadas e fizeram questionamentos. Após, enviaram fotos de abelhas polinizando, de colmeias que identificaram próximo às suas casas e mencionaram sua intenção de criar abelhas sem ferrão. A atividade, mesmo on-line, ampliou o conhecimento dos alunos, conscientizando-os acerca da importância desses insetos e sua conservação, bem como dos cuidados que devemos ter para manter o equilíbrio ambiental.

Palavras-chave


Apicultura. Projeto de ensino. Meliponicultura.

Texto completo: PDF