Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A monitoria como suporte para o processo de aprendizagem durante o ensino não presencial
Evellyn Bernardino rosa, Fedra Gidget Obeso Quijano Kruger

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Atualmente estamos vivenciamos uma mudança na rotina escolar devido à pandemia. E o ensino não presencial  tem se tornado uma alternativa para manter o vínculo entre a escola e os estudante. Nosso objetivo é ajudar os colegas no entendimento dos temas abordados nas APNP (atividades pedagógicas não presenciais) do componente curricular de Ambiente, Saúde e Sociedade II. Nós monitoras, do projeto de ensino “A Monitoria e o Educar pela Pesquisa como iniciativas pedagógicas no Curso Técnico em Meio Ambiente do IFRS - Alvorada”, pensamos, pesquisamos e desenvolvemos atividades como experimentos, atividades integrativas, pesquisas bibliográficas e documentais, que possam complementar o ensino não presencial. Estudamos temas ambientais e junto com a professora orientadora elaboramos atividades que serão propostas para a turma. Cada unidade da disciplina online é tema de no mínimo uma atividade de monitoria, priorizamos atividades que instiguem os colegas a pesquisar, procurar respostas e compreender o assunto da aula.  A primeira  unidade trata sobre o funcionamento dos ecossistemas, e dentro desta oferecemos a atividade “Planeta TOI700D: Uma oportunidade para imaginar outros mundos”. Na primeira parte desta atividade sugerimos experimentos para estudar as relações entre os vegetais e a água, luz ou o solo, cada colega pode escolher o seu experimento, desde a  germinação de sementes de feijão em diferentes soluções até a elaboração de um mini ecossistema. Na segunda parte, a turma será dividida em grupos e deverão idealizar outras maneiras de viver em TOI700D, valorizando a diversidade biológica e cultural, e evitando a degradação dos ecossistemas. Ou seja, imaginar bons conviveres entre os seres humanos, entre os seres humanos e os demais seres vivos, e entre os seres vivos e o meio físico do ambiente, especialmente no tocante ao cuidado da água, atmosfera, solo, florestas e das relações sociais. Para contribuir com o aprendizado do nosso colega com deficiência visual, criamos um grupo no whatsapp para enviar áudios das aulas; ademais, para a primeira parte da atividade, fizemos um cartaz bidimensional com as partes de uma planta, e gravamos áudios contando sobre a função de cada parte, o efeito da luz e da água no crescimento da planta, e sobre o material que usamos na confecção. Já estamos trabalhando nas próximas atividades. Esperamos que nossas atividades promovam o engajamento dos colegas, a colaboração e que favoreçam  o aprendizado, o envolvimento com a pesquisa, o questionamento e a reflexão, além de despertar o interesse pelo cuidar.


Palavras-chave


Monitor. Ensino remoto. Meio ambiente.

Texto completo: PDF