Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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ABORDAGEM DA GESTÃO ESCOLAR NO IFRS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Amanda Regina Leite, Josimar de Aparecido Vieira, Juliana Gonçalves Viegas da Fontoura

Última alteração: 05-01-2021

Resumo


A gestão escolar é influenciada por fatores constituídos no decorrer das relações que são estabelecidas pela humanidade. Conhecê-la é um desafio aos gestores e também aos professores, na perspectiva de compreender e situar-se nesse processo. É uma importante área que envolve o campo educacional, compreendendo a administração, coordenação e orientação pedagógica da instituição de ensino, que demanda responsabilidades por parte da equipe gestora. A presente pesquisa volta-se, para a gestão escolar dos Institutos Federais (IFs), visto como um elemento fundamental para o desenvolvimento constante dessas instituições, que enfrenta assim como outras instituições de ensino obstáculos no que tange a gestão democrática. Diante dessas ponderações, este projeto de pesquisa tem o propósito de compreender os princípios da gestão escolar democrática da educação profissional e tecnológica (EPT) e averiguar mecanismos de participação nas instituições de ensino por meio da análise dos desafios enfrentados pela gestão escolar para a implantação de uma gestão democrática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso estão sendo examinadas as abordagens e concepções de organização e gestão escolar, os princípios da gestão democrática nas instituições da EPT, assim como os desafios enfrentados pela gestão escolar para implementação de uma gestão democrática no IFRS. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, e está sendo desenvolvida com base nas abordagens qualitativa e quantitativa envolvendo dois momentos: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo gestores, professores, estudantes e técnicos administrativos do IFRS – Campus Sertão. A coleta de dados está sendo realizada por meio eletrônico, através de um questionário encaminhado a 20% desses potenciais respondentes, que estão sendo convidados a participar da pesquisa. O desenvolvimento da investigação está enfrentando uma certa dificuldade quanto ao acesso aos participantes, visto que em função dos fatos ocorridos pelo COVID-19, os pesquisadores dispõem somente de meios eletrônicos para manter os contatos necessários. Não podendo contar com o contato presencial que torna a participação mais efetiva, outras estratégias estão sendo implementadas para sensibilizar os respondentes e preservar o andamento da pesquisa. Os resultados preliminares do levantamento bibliográfico, estão permitindo avaliar as diferentes concepções utilizadas no campo, para implementação da gestão democrática. Espera-se ao final deste estudo contribuir para o planejamento, definição de políticas educacionais voltadas à gestão escolar e democrática, como também, subsidiar propostas que auxiliarão na integração da comunidade escolar e na superação dos desafios enfrentados pela gestão do IFRS.


Palavras-chave


Organização e gestão escolar. Institutos Federais. Gestão democrática

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