Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
ALTERNATIVAS PARA O ENSINAR MATEMÁTICA EM MEIO A UMA PANDEMIA
Henrique Nicolas Cristaldo Ferreira, Aline Cardoso de Oliveira Macedo, João Gabriel Sandri de Souza

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


A Matemática é considerada por muitos alunos, que estão ingressando nos primeiros anos do Ensino Médio Integrado de nosso campus, como a matéria mais complicada a ser compreendida, ainda mais em um ano epidêmico no qual a maneira de ensinar foi modificada. Assim, nesse contexto, surgiu a necessidade de encontrar formas e ferramentas para ensinar Matemática remotamente. Com a intenção de auxiliar as atividades do projeto de ensino ‘Laboratório de Matemática: revisitando conceitos e explorando possibilidades para o aprender’, o nosso projeto de pesquisa ‘Laboratório de Matemática: Buscando estratégias para o aprender’, apresentou alternativas para solucionar esse desafio sem implicar na diminuição da qualidade de aprendizagem que o Instituto oferece de forma presencial. Nós como bolsistas ficamos encarregados de encontrar sites, exercícios, e plataformas que facilitem ao máximo a forma de ensino das matérias iniciais que são fornecidas no primeiro ano do Ensino Médio. Inicialmente procuramos por plataformas e aplicativos para celular que auxiliassem a visualização de gráficos, diagramas e intervalos numéricos, e desse modo, encontramos alguns aplicativos e sites como Opconjuntos, Venn Diagram, Mathway, Photomath. Para essas plataformas e aplicativos, criamos alguns exercícios e atividades a serem desenvolvidas com os estudantes do primeiro ano. Além disso, encontramos o aplicativo Geogebra Notes que consiste em um quadro branco no qual é possível juntar fotos, inserir arquivos, construir gráficos, construir formas geométricas, efetuar cálculos e apresentar outros sites nesse quadro, fato que auxilia a visualização de exercícios sem a necessidade de entrar e sair para outras guias ou programas. Esse aplicativo funciona como uma união de plataformas e sites de forma gratuita, ágil e de simples acesso para auxiliar a criação de vídeo aulas e realização de exercícios de forma online. Pretendemos, com o intuito de promover uma melhora no aprendizado, continuar explorando as ferramentas encontradas até aqui também para o estudo das funções. Portanto, desejamos buscar outras alternativas de ferramentas e exercícios para auxiliar os professores e alunos no estudo da Matemática.

Palavras-chave


Matemática, tecnologias, ensino remoto

Texto completo: PDF