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OS ESTUDOS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO: A PRODUÇÃO DIVULGADA NO SciELO
Maria Virginia Souza Guimarães, Roberta dos Reis Neuhold

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


O ensino religioso está presente no Brasil desde sua colonização com a vinda do jesuítas em 1549. Naquele primeiro momento, a educação religiosa era uma das principais formas de influência e de fortalecimento do poder político a partir da Igreja Católica. Porém, apenas no Brasil Imperial, onde a religião oficial era o catolicismo, a disciplina entrou como componente curricular nas instituições de ensino. Atualmente o ensino religioso é previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 como uma disciplina de oferta obrigatória em horários normais e matrícula facultativa nas escolas de ensino fundamental públicas. Alvo de muitas polêmicas, sobretudo a respeito da pertinência de figurar como componente curricular de oferta obrigatória na escola pública, é pouco conhecido como de fato o ensino religioso é apresentado aos estudantes. É nesse contexto que se insere esse trabalho. Indagamos quais são os sentidos atribuídos pelos estudantes ao ensino religioso. Que experiências eles tiveram com a disciplina? O que aprenderam? Quais são as lembranças que possuem sobre a disciplina? Para responder a essas questões, iniciamos com uma pesquisa bibliográfica, levantando todos os artigos sobre o ensino religioso em revistas acadêmicas presentes no SciELO, uma biblioteca digital com livre acesso, considerada uma base de dados de status superior. A pesquisa bibliográfica foi dividida em duas vertentes: a primeira sobre a produção acadêmica a respeito do ensino religioso presente no SciELO; e a segunda sobre questões metodológicas centradas nos grupos focais. Nesse momento, apresentamos resultados parciais sobre a primeira vertente. No total, identificamos 71 artigos, sendo 85% deles de origem brasileira. Em uma organização preliminar, esses artigos foram agrupados segundo seus objetivos e temas específicos. Concluímos que a pesquisa bibliográfica vem contribuindo para fundamentar nossas escolhas teóricas e metodológicas, inclusive para a etapa de coleta de dados e com ela pretende-se colher informações qualitativas através de entrevistas coletivas.

Palavras-chave


Ensino Religioso. Educação Básica. SciELO.

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