Última alteração: 26-01-2021
Resumo
Cientes da importância de um bom desempenho nos processos seletivos para ingressar no ensino superior, os estudantes do terceiro e quarto anos do Ensino Médio Integrado do Campus Vacaria sinalizaram interesse em participar de oficinas que os ajudassem na preparação para provas do Enem e de vestibulares. Então, buscando atender a essa demanda e visando oferecer atividades que possibilitassem o aprofundamento dos conhecimentos desses estudantes nos componentes que integram a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de acordo com a Matriz de Referência Enem (BRASIL, 2009), concebeu-se o projeto “No meio do caminho tem o Enem: oficinas preparatórias para exames de ingresso no ensino superior”, que tem como objetivo desenvolver oficinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol e Inglês) e Redação que (i) promovam a revisão de conteúdos pontuais desses componentes curriculares; (ii) evidenciem como os conteúdos trabalhados nesses componentes figuram nas questões do Enem e de vestibulares; e (iii) possibilitem colocar em prática os conhecimentos construídos. Ofertadas no contexto de ensino remoto, as oficinas são organizadas por componente curricular, o qual é trabalhado ao longo de uma quinzena, sendo em uma semana de forma síncrona, por meio do Google Meet, e na seguinte de forma assíncrona, através da disponibilização de materiais no Moodle. Tal organização se deve ao fato de que os encontros síncronos têm uma natureza teórico-prática, já que neles ocorre a revisão e a sistematização de conteúdos acompanhada da posta em prática desses conteúdos mediante realização de simulados e de atividades de cunho mais lúdico; já os encontros assíncronos se destinam à prática, através de atividades que exploram, de formas variadas, os conteúdos trabalhados no momento síncrono. O projeto se encontra em andamento desde o mês de setembro, havendo sido desenvolvidas oficinas de Língua Estrangeira Moderna, Redação e Literatura com foco no Enem. As decisões tomadas e os ajustes feitos ao longo do percurso do projeto permitem afirmar que, apesar de desafiadora, sua execução de forma remota tem sido muito rica em termos de aprendizagens e de descoberta de recursos para promover a interação, a consolidação e/ou construção de conhecimentos no âmbito das linguagens e a tão necessária prática desses conhecimentos para o bom desempenho nos processos seletivos para ingresso no ensino superior.