Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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EDUCAÇÃO PARA O FEMINISMO NO CAMPUS RESTINGA
Luísa de Vargas Fellin, Tatiana Teixeira Silveira, Andreza Castro Duarte, Débora Gaier Monteiro, Natália Gerlach Llanes

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Esse projeto de ensino oportuniza, através de diferentes ações, discussões sobrefeminismos para as alunas e os alunos do Campus Restinga IFRS. O projeto pretendecolaborar na aprendizagem e formação de estudantes do Campus para a compreensãode conceitos que envolvem os feminismos e, consequentemente, combatem o machismoinstitucional. As discussões sobre feminismos encontram-se pautadas para umaeducação vinculada às temáticas do respeito às diferenças, nesse caso, educar contra omachismo, o racismo e a LGBTfobia. Abrangendo, assim, propostas que contemplem adiscussão sobre os direitos humanos na atualidade. As atividades são elaboradas emconjunto com as discussões da disciplina de Educação Física, dos eventos propostospelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e do Programade extensão Feminismo na Restinga: a insurgência de mulheres na periferia. Afundamentação teórica desse projeto está baseada nos estudos de gênero e noreferencial teórico feminista. Como proposta metodológica são discutidos temas deinteresse da população envolvida, estudos de conceitos, como por exemplo acapacitação no curso EAD Feminismos: algumas verdades inconvenientes e avaliaçãodas atividades temáticas. São oferecidos, via virtual, debates temáticos, exibição defilmes (Secreto e proibido) e rodas de conversas — algumas das temáticas são:mulheres nas ciências exatas, violência contra as mulheres e seus tipos, estereótipos deraça/etnia das mulheres/homens, diferenças e desigualdades nas profissões técnicas emasculinidade. Também informamos sobre as temáticas em um canal de comunicaçãono Instagram (@discut.if) e conseguimos realizar duas atividades presenciais em 2020, odebate sobre mulheres na ciência no Dia Internacional das Mulheres (8M) e aparticipação em uma oficina sobre feminismo negro no Centro da Juventude da Restinga.A periodicidade das atividades é mensal e, eventualmente, conta com convidadasexternas ao Campus Restinga. Como considerações finais, fixamos que as Instituiçõesde Ensino possuem a finalidade máxima de fomentar iniciativas que discutam e reflitam aimportância de contestar os padrões e as normas impostas por um grupo político quebusca controlar a vida da população. Surge, assim, a necessidade que os corpos forados padrões ditem suas regras, se reconheçam, se empoderem e participem de formaefetiva dos processos democráticos que fundam a sociedade brasileira e que constituema escola pública e seus processos educacionais. Para que, através disso, a inserção dacomunidade acadêmica, a partir do fomento de ações internas educativas, extrapole asconquistas do espaço escolar, formando, assim, uma comunidade que lute pelos temasemergentes da atualidade.

Palavras-chave


Feminismo. Gênero. Educação.

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