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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e a Base Nacional Curricular Comum: direcionamentos, tensões e possibilidades para o curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul
Gabriela Costa Bonato, Daiane Scopel Boff

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O projeto de ensino “As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e a Base Nacional Curricular Comum: direcionamentos, tensões e possibilidades para o curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul” objetiva promover o aprimoramento e a qualificação do itinerário formativo descrito no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática (LM) do IFRS - Campus Caxias do Sul, a partir do estudo e da análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação de professores, aprovada em 2019, e das relações que se pode estabelecer entre o preconizado na referida legislação e em pesquisas recentes do campo de formação de professores de Matemática. Além disso, este projeto pretende fundamentar qualitativamente as atualizações que serão realizadas no PPC do curso em questão, a fim de atender, e também problematizar, as diretrizes que são impostas a cada nova legislação. Dessa forma, o estudo tem como objetivo geral analisar as legislações nacionais relacionadas à profissão docente, em especial, às DCNs para a formação de professores que instituem a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), fazendo interlocuções com o que está proposto no PPC de LM do IFRS, Campus Caxias do Sul e com o que vem sendo produzido nas pesquisas em nível nacional sobre o professor de Matemática. O projeto é de natureza qualitativa e se apoia em um estudo bibliográfico que pressupõe o manuseio e a análise de diferentes materiais produzidos e disponíveis na literatura/legislação brasileira. Até o momento, foram realizadas as atividades relacionadas às DCNs vigentes. Como resultados parciais, as principais alterações nas DCNs vigentes se relacionam a: organização curricular, alterando de núcleos para grupos; a reorganização de cada itinerário possível dentro da carga horária prevista de 3200 horas e a implementação da BNC-Formação, em termos de competência e habilidades necessárias. Na continuidade das atividades do projeto, serão problematizados outros resultados que possam ampliar as discussões sobre o itinerário formativo previsto nos documentos que orientam os cursos de formação de professores. Os resultados do projeto de ensino serão sistematizados e apresentados para a comunidade acadêmica do curso de LM do IFRS - Campus Caxias do Sul, em eventos do IFRS e outros eventos relacionados à formação docente.

Palavras-chave


Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Matemática

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