Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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POPULAÇÕES NATIVAS E ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: ANÁLISE DOS DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDOS HISTORICAMENTE
Manuela Bitencurt Ceolin, Marcus Vinicius da Costa

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


O presente projeto tem por objetivo geral, analisar os discursos formulados historicamente acerca dos povos indígenas, nos documentos oficiais da Câmara de Vereadores de Cruz Alta (da qual o território de Ibirubá fazia parte no século XIX), nos jornais de época (século XX) e livros didáticos de ensino médio, visando comparar conteúdos e perceber os estereótipos identificados nas fontes, observando suas permanências e transformações. E por objetivos específicos compreender conceitos; estudar os textos sobre história cultural e história indígena; realização de análises dos discursos e representações; desenvolver nos discentes noções de pesquisa histórica e contribuir na construção de uma nova percepção sobre o papel desses grupos étnicos dentro da cultura regional, bem como a história dos municípios e a participação desses povos no desenvolvimento das sociedades. Possibilitando que docentes e discentes disponham de acesso a maiores informações para compreender a importância dos povos indígenas na história regional e nacional e, contribuir para que essa seja reconhecida, respeitada, representada e ensinada de tal modo, a contribuir para desconstruir os preconceitos e estereótipos existentes. A realização do projeto ocorre através da análise dos documentos oficiais, artigos e textos que abordem as temáticas de história indígena, história cultural e representação sobre estes povos.  Durante esses meses de pesquisa construímos concepções acerca dos temas cultura e representação. Chamamos de cultura o conjunto de hábitos e crenças que são cultivados por diversos grupos dentro de uma sociedade. Cada conjunto com suas próprias características e elementos. Representação é a maneira como essa cultura está sendo representada dentro da sociedade. A representatividade é construída através da reprodução dos elementos que constituem esse vasto conjunto que chamamos de cultura. Em um país onde há multiculturalismo, como é o caso do Brasil, é de suma importância reconhecer essa diversidade e respeitá-la. O nosso papel como pesquisador neste projeto é contribuir para que haja maior compreensão e conhecimento a respeito dos povos indígenas e de sua cultura, que assim como as outras deram origem a essa diversificação de hábitos, crenças e elementos que agregam identidade aos brasileiros. Por conta da pandemia de Covid-19 a pesquisa está passando por reformulações para que as atividades possam ser desenvolvidas remotamente, não havendo conclusões definitivas neste momento.

Palavras-chave


História Indígena, História Cultural, Discursos, Representação

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