Última alteração: 04-02-2021
Resumo
A cegueira é uma deficiência que acomete as pessoas pelos mais distintos motivos e em diferentes idades. Em Rio Grande, existe um grupo de jovens e adultos os quais ficaram cegos após a alfabetização e necessitam (re)aprender uma nova metodologia de acesso às informações. A linguagem escrita, do lápis e papel, precisa ser substituída pela reglete e punção. A simbologia Matemática também mudou, pois o novo método de escrita é linear e não permite sobrescrito ou subscrito. Portanto, as informações necessitam ser aprendidas para que estes alunos possam prosseguir com os estudos. Neste sentido, o projeto de extensão tem o objetivo de oferecer Atendimento Educacional Especializado e confeccionar material didático adaptado, no intuito de subsidiar a aprendizagem de Matemática dos alunos da Escola de Educação Especial José Álvares de Azevedo. Além destes estudantes, integram o corpo discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul dois alunos cegos, no curso de Informática para Internet, os quais também são contemplados pela proposta. Nas atuais circunstâncias de isolamento social, as bolsistas do IFRS e o coordenador do projeto pesquisaram as diversas alternativas metodológicas e de tecnologia assistiva para o ensino da disciplina de maneira remota. Com base nestes estudos, o material teórico adaptado foi desenvolvido pelas bolsistas, a partir dos seus conhecimentos básicos da Matemática e em dois programas de acessibilidade: Monet, que permite a formação de figuras em Braille, e o Braille Fácil, o qual proporciona a transcrição de textos para o formato Braille. Além disso, foram realizadas as adaptações do material teórico da disciplina para o formato de texto (em txt), bem como a descrição de figuras e gráficos para que os alunos cegos possam utilizar o Software DOSVOX que possibilita ao estudante cego a leitura do material de forma autônoma. Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia do COVID-19, especialmente a falta de contato presencial com esses alunos, todas as atividades propostas foram realizadas pelos estudantes de forma autônoma. Todo material adaptado confeccionado no projeto está sendo armazenado na plataforma Google Sala de Aula, a fim de que, posteriormente, possa ser disponibilizado para outros estudantes cegos e seus respectivos professores. Sendo assim, além de cumprirmos com o objetivo inicial, o presente projeto dispõe da potencialidade de expandir o alcance de suas ações, por meio da proposta futura de atingir um público mais abrangente do que o projetado inicialmente.