Última alteração: 04-02-2021
Resumo
Cada vez mais é percebida a necessidade de práticas relacionadas ao desenvolvimento da língua inglesa para que a comunicação entre países e indivíduos seja desempenhada de forma consistente e funcional. Foi atendendo a essa visão que, no ano de 2019, desenvolveu-se o Projeto de Extensão Conversation Club. O projeto visava fazer com que a prática da língua inglesa dentro da instituição de ensino se tornasse algo habitual, acessível e gratuito, tanto ao corpo discente e docente do Instituto quanto à comunidade local. Porém, em vista das recentes limitações sentidas no ano de 2020, essa necessidade de incentivos foi excepcionalmente amplificada e ações adicionais tiveram de ser tomadas para que o projeto pudesse prosseguir. Essas ações compreendem-se de: o desenvolvimento de material didático disponibilizado via e-mail a inscritos; a substituição de encontros presenciais por encontros online; a criação de um Podcast; a produção de vídeos instrutivos direcionados a aprendizagem da língua; e a elaboração de postagens em redes sociais com recomendações de materiais auxiliares. O material didático abordou temas relacionados à gramática, vocabulário e construção frasal e constituiu-se de 15 edições enviadas a mais de 100 inscritos - chegando a alcançar diferentes estados, como Santa Catarina. Os encontros online, que têm por objetivo a prática do idioma em aulas de conversação, são realizados semanalmente com duração de uma hora e participação média de oito pessoas por reunião, contando com a presença de alunos e professores, bem como integrantes da comunidade local e inscritos de outras cidades. O Podcast dispõe, até o momento, de onze episódios com aproximadamente 30 minutos de duração e conta com 494 plays e 157 ouvintes oriundos de 8 diferentes países. A série de vídeos instrutivos é constituída de recomendações quanto ao uso correto de palavras e expressões da língua inglesa e apresenta 355 visualizações na rede social Instagram. Por fim, as postagens disponibilizadas em mídia social trazem indicações de fontes de conteúdo externo para que interessados possam aumentar seu contato com o idioma. Para o desenvolvimento das atividades foram elaboradas planilhas de controle de conteúdo e postagens, e são realizadas reuniões semanais. Tendo isso em vista, podemos afirmar que as novas ações tomadas pelo projeto Conversation Club obtiveram resultados expressivos e satisfatórios quanto ao alcance verificado. Para concluir, é relevante ressaltar o interesse na continuação do projeto para que sua prática possa ser estabelecida e possivelmente introduzida nas demais instituições de ensino do estado.