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CONSUMISMO E A DISCRIMINAÇÃO DENTRO DO MUNDO DA MODA
Paloma Bezerra Da Silva, Giovane Rodrigues Jardim

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


O projeto Educação e sociedade: pluralidade, mundo e política tem a intenção de gerar o debate entre discentes, docentes e técnicos administrativos do campus Erechim dentro da temática da estética, ética e política.  Conta-se com a parceria do Grupo de Estudos Hannah Arendt, da Universidade Federal de Pelotas, para o auxílio nas investigações em obras da pensadora política Hannah Arendt (1906-1975) com o intuito de compreender alguns comportamentos da natureza humana em sociedade. Partindo desse ponto o projeto caminha na área da Moda, investigando a desigualdade social que está presente dentro do universo fashionista, e tem como objetivo interligar os pensamentos de Arendt como um guia para explicar o consumismo e a discriminação dentro do mundo da Moda. A pesquisa tenta explicar quais são as diferenças entre o desejo de posse do homem moderno com a real necessidade humana, além de levantar a discussão sobre a hierarquia que surgiu a partir das grandiosas marcas de grife. Para tal utiliza-se a análise bibliográfica somada com análise empírica, com o método de observação e análise de textos onde serão coletadas as razões e significados para tais acontecimentos. As principais obras utilizadas são A condição humana e Entre o passado e o futuro, de Hannah Arendt, em diálogo com A teoria crítica da sociedade, e também a obra O império do efêmero, do filósofo Guilles Lipovetsky. Com o auxílio destes referenciais teóricos e a apuração inicial da possibilidade das correlações, a atual pesquisa desenvolve-se relacionando as ciências humanas com as ciências sociais aplicadas, assim sendo possível criar situações/problemas para a análise empírica contestando os conceitos de labor, trabalho e ação, de Arendt, dentro da crítica ao social em relação ao comportamento de consumo dentro do mundo da Moda na esfera privada e na pública. O projeto se encontra em fase de leitura das obras e fichamentos propedêuticos, além da existência de diálogos entre pesquisadores das obras de Arendt e da área da moda e vestuário do IFRS campus Erechim. Com a realização deste trabalho, é esperado que a pesquisa consiga levantar o diálogo sobre o tema proposto e que a mesma venha auxiliar no entendimento do comportamento humano a respeito do consumo e da desigualdade social no sentido antropológico, além disso que possa resultar na participação da equipe de execução em eventos relacionados tanto à Filosofia quanto à Moda, no presente contexto da Educação Tecnológica.

Vídeo: https://youtu.be/0TcN6Rgzrzs


Palavras-chave


Sociedade de massa; Consumismo; Moda e vestuário

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