Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática de forma remota
Rafael Dos Santos Guerini, Fabiene Eloisa Morandini Miotto, Raiana Cerutti Rodrigues

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


A matemática é uma disciplina considerada por muitos acadêmicos a de maior dificuldade de aprendizagem. Com a monitoria pretende-se que os alunos com maiores dificuldades na matemática, que, mesmo com as explicações do professor em encontros síncronos e em horários de atendimento não consigam aprender, tenham a possibilidade de sanar suas dúvidas com uma explicação mais informal, oferecida pelo monitor. O projeto possui como principal objetivo possibilitar aos alunos dos do Ensino Médio dos cursos técnicos do IFRS – Campus Sertão, revisar conteúdos trabalhados em sala de aula e sanar possíveis dúvidas, além de estimular a capacidade do aluno em realizar estimativas e cálculos mentais, aperfeiçoar sua concentração e raciocínio, perseverança, criatividade e iniciativa pessoal, auxiliando os mesmos a atingirem seu melhor não só na disciplina de Matemática, mas também em outras disciplinas do curso Técnico em Agropecuária que envolvam cálculos.  O trabalho de monitoria é realizado após as 17 horas nas quartas feiras, mas também é oferecido tira dúvidas em qualquer horário quando o aluno necessitar, tendo cada monitor carga horária de 8 e 4 horas semanais. Com o intuito de fortalecer o vínculo com os estudantes diante das atividades remotas, foi criada uma página no Instagram onde são colocados exercícios, desafios e algumas explicações do conteúdo, sendo este o principal meio de comunicação do bolsista com o aluno e uma forma de incentivar a participação nas monitorias. A procura dos alunos de forma geral é baixa, se comparado com outros anos, mas muitos frequentam a monitoria apenas em véspera de provas. Entre alunos que participam com frequência das monitorias, a maioria está apresentando melhoras consideráveis em seu desempenho técnico e psicológico, consequentemente, conseguem notas melhores. Destaca-se  também, maior facilidade de compreensão e resolução dos problemas e exercícios propostos, além disso, muitos alunos desenvolvem uma capacidade de concentração e raciocínio lógico mais apurado tanto na matemática quanto nas outras matérias que envolvem números, e conseguem de maneira mais simples resolver os desafios propostos na página da monitoria no Instagram. Visto que muitos alunos desistem das APNPs que envolvem cálculos por causa de suas dificuldades com a matemática, este projeto traz inúmeros benefícios, tanto para quem ensina quanto para quem aprende, sendo que os alunos possuem uma atividade extra para sanar suas dúvidas e os monitores adquirem mais experiência para aprofundar seus conhecimentos e se envolver em outras atividades acadêmicas

Palavras-chave


Matemática, Monitoria, Aprendizagem

Texto completo: PDF