Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DE BLOGQUEST COMO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA PROMOVER CURSO DE FORMAÇÃO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Ingrid Junkes Dal Molin, Adriana Ferreira Boeira

Última alteração: 11-01-2021

Resumo


Formações continuadas são momentos em que os saberes inerentes ao profissional são complementados ou aprofundados. Estes momentos, quando referem-se aos saberes docentes, devem ser concretizados desde o início da formação acadêmica, permitindo reflexões dos licenciandos acerca de influências trazidas por modelos docentes experienciados durante a sua trajetória escolar. Pensando na importância dessa formação para os estudantes do primeiro semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS, Campus Vacaria, promoveu-se o curso: “Mãos na massa: aprendizagem significativa da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Para isso, produziu-se uma blogquest como Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) possibilitando o acesso, síncrono e assíncrono, às etapas da formação e aos conteúdos: jogos, físicos e digitais, e materiais  lúdico-manipulativos para o ensino do Sistema de Numeração Decimal e as quatro operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Na elaboração da blogquest que leva o mesmo nome do curso, seguiu-se a sequência didática planejada com momentos de mobilização, construção e síntese do conhecimento, compondo-a das seguintes postagens: início, doze desafios, referências, avaliação, conclusão e saiba mais sobre o curso. O espaço de edição de postagens possibilita ao editor inserir links, vídeos, textos e imagens de forma simples e intuitiva, sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação ou linguagem computacional. As postagens denominadas desafios reuniram informações sobre os temas, indicações de leituras e vídeos complementares, jogos digitais e a proposta de construção de materiais para a experiência prática pelos estudantes. Assim, apresentavam uma navegação guiada entre links pré-definidos que corroboraram com as necessidades da formação, que podem ser acessados para pesquisa e consulta permanente. O resultado alcançado com a utilização da blogquest como AVEA pode ser constatado pelos registros dos estudantes no espaço destinado aos comentários de cada postagem, revelando a interação dos participantes. A blogquest proporciona que o processo de ensino e aprendizagem ocorra além das paredes da sala de aula. A experiência do uso da blogquest no curso permite confirmar que este AVEA amplia as possibilidades de acesso aos conteúdos e de interação dos estudantes e professores. Portanto, sua utilização pode contribuir para promover a formação, inicial e continuada, dos sujeitos, de forma síncrona e assíncrona. Nesse sentido, pode ser um importante,  espaço para o ensino remoto, quando as instituições suspendem suas atividades presenciais para o enfrentamento de uma pandemia e há a exigência de manter o vínculo com os estudantes e dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Blogquest. AVEA. Formação.

Texto completo: PDF