Última alteração: 05-01-2021
Resumo
Conforme previsto nos documentos basilares da educação nacional, a aprendizagem de uma língua estrangeira deve ir muito além da prática para fins comunicativos; é importante desenvolver competências e habilidades fundamentais para a formação dos indivíduos. Entretanto, em grande parte das escolas de ensino regular, as práticas de aprendizagem de língua estrangeira visam apenas a memorização de estruturas gramaticais e a recorrente tradução de textos. Considerando essa problemática, este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o uso dos fundamentos do role-playing game (RPG) de mesa no processo aprendizagem de língua inglesa, visando fomentar não só a aquisição de conteúdos como também a prática da língua e o desenvolvimento de competências e habilidades pessoais. O RPG de mesa consiste em um jogo em que os jogadores interpretam seus personagens com base em regras estabelecidas. Para tanto, encontramos respaldo nas metodologias ativas a partir do método role-playing, que consiste em representar uma situação simulada por um grupo de pessoas, na qual cada uma exerce um papel. Ainda, este trabalho fundamenta-se nos estudos de Gee a partir de três princípios de aprendizagem que os jogos incorporam: identidade, interação e produção. Considerando os fundamentos do RPG, será elaborada uma sequência de atividades a fim de criar um personagem completo – com características físicas e psicológicas, curiosidades e motivações limitadas pela criatividade dos jogadores – a partir do uso de recursos como dicionários, fóruns e outros. Ademais, a interação entre jogadores é essencial para esta experiência de aprendizagem, pois é desta forma que se dá a produção tanto de diálogos quanto de ações, fundamentais para atingir o objetivo deste trabalho. Assim, compreendemos que o RPG pode ser uma ferramenta significativa e eficaz na aprendizagem de língua inglesa pois exige que os jogadores estejam em constante comunicação. Tendo em conta a complexidade do RPG e visto a quantidade elevada de regras no jogo, optou-se por não demandar fidelidade com o jogo em si, mas trabalhar seus princípios. Para verificar o objetivo proposto por esta pesquisa, serão realizados questionários pré e pós teste, ambos tendo como escopo principal verificar a opinião dos estudantes acerca da contribuição do RPG no processo de aprendizagem da língua e no desenvolvimento de competências e habilidades. Espera-se, com este trabalho, desenvolver conteúdos teórico-práticos em língua inglesa, estimular as habilidades linguísticas e promover competências pessoais como a criatividade e a colaboração, com aulas produtivas que valorizam conhecimentos que vão além de fins comunicativos.