Última alteração: 25-01-2021
Resumo
Mais Ciência: monitoria de biologia em turmas do terceiro ano do ensino médio
O projeto de ensino “Mais Ciência: Monitoria de Biologia”, foi desenvolvido com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da formação educacional dos estudantes. Sendo assim, possui o objetivo de aprimorar a relação didático-pedagógica, além de ajudar os alunos do IFRS - Campus Alvorada, principalmente com as Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs), por meio da monitoria dos estudantes bolsistas, que estudam e oferecem ajuda aos alunos que possuem dúvidas além da sala de aula. Além disso, possui o objetivo de observar cada tipo de aprendizado, visando sempre atender a todos, estimular o trabalho em equipe e valorizar a iniciativa e criatividade dos estudantes. Dessa forma, durante o primeiro módulo das atividades no Moodle, foi abordado o tema Citologia nas turmas de terceiros anos, dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo Integrados ao Ensino Médio, com a disponibilização de textos, vídeos, exercícios e experimentos para o melhor entendimento do conteúdo proposto. A citologia é a área da biologia que estuda as células, abrangendo a estrutura e o metabolismo das mesmas, sendo um conteúdo de extrema importância, já que a célula é a unidade básica da vida. Entre os experimentos, é possível destacar dois que ajudaram a compreender o fenômeno da osmose: Panelinhas de Batata (onde em uma batata cortada ao meio colocou-se, em cada metade, amido ou açúcar) e o experimento da alface com sal. Em ambos os experimentos, foi possível observar tal fenômeno, utilizando-se materiais comuns em grande parte das casas dos estudantes. Isso tornou possível a realização de experimentos simples de forma remota, dada a impossibilidade de utilização do laboratório de Ambiente e Saúde do campus, devido à pandemia do SARS-Cov-2. O experimento da osmose em batata também foi filmado e editado pelos bolsistas do projeto e disponibilizado no Moodle para os estudantes que porventura não tivessem os materiais necessários para sua realização em casa. O experimento da osmose na folha de alface foi realizado durante as aulas síncronas dessas turmas, onde os monitores participaram e realizaram o experimento.
A participação como monitora neste projeto tem permitido um aprimoramento nos conhecimentos de Biologia, a testagem de experimentos, a proposição de atividades e a possibilidade do aprender pelo ensinar. Além disso, é notória uma maior participação das turmas, aumentando as curiosidades dos alunos na área da biologia.
Palavras Chaves: Monitoria, Citologia, APNPs.