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A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES
Ingrid Cacciamani, Amália Cadorna Leites

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


O atual modelo do ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio trabalha  com textos multissemióticos, no sentido de que o estudante forme-se como leitor competente e questionador dos diferentes tipos de textos. Entretanto, por conta dos muitos conteúdos que este componente curricular apresenta, torna-se inviável um aprofundamento das atividades citadas. Portanto torna-se evidente a importância da destinação de tempos específicos e a criação de espaços nos quais seja possível a análise crítica de manifestações artísticas. Justifica-se assim a relevância do projeto de pesquisa "Literatura e outras artes: formações discursivas e construção de sentido na contemporaneidade", destinado a ser um espaço de diálogo e debate entre docentes e discentes, no qual diferentes formas de discurso artístico sejam questionadas, a diversidade amplamente valorizada, os direitos humanos promovidos e as relações das obras com o mundo sejam melhor compreendidas respeitando a multiplicidade cultural. Em decorrência desses fatores, o projeto tem como objetivo a promoção de um letramento crítico e autônomo dos participantes, de forma a contribuir para a superação de estereótipos e preconceito de gênero, sexualidade, etnia e classe social, em um exercício de construção da cidadania ativa. A metodologia usada consiste na escolha de textos teóricos da área de Análise do Discurso, como Eni Orlandi, e Análise Crítica do Discurso, como Norman Fairclough. Tais textos também são alternados com contos: entre eles cabe citar “O Espelho”, de Machado de Assis, e “Aqueles que abandonam Omelas”, de Ursula Le Guin.Os encontros têm ocorrido semanalmente, de forma virtual pela plataforma do Google Meet. Nossa discussão inicia com contribuições dos participantes, impressões gerais e opiniões acerca do que foi lido. Tais impressões são aprofundadas, tornando-se mais amplas e concretas ao longo da reunião, que dura em média uma hora e meia. Nessa etapa de análise, é fundamental o levantamento de hipóteses sobre a natureza da obra, suas características, contexto de produção, e relações/conexões com outros textos. Devido ao andamento do cronograma pré estabelecido e ao número de encontros já realizados, é perceptível a construção de um olhar cada vez mais crítico sobre diversas situações, não só literárias como também cotidianas, construção esta que é realizada, reunião após reunião, embasada nas leituras, debates, amplitude de discussões e contribuições dos participantes. Cabe finalizar, portanto, ressaltando a importância desses espaços de visibilidade de assuntos tão relevantes na construção do letramento crítico dos estudantes como futuros cidadãos pensantes.



Palavras-chave


Análise crítica. Estudos literários. Letramento crítico.

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