Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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CONTAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: PROJETO DE EXTENSÃO DESENVOLVIDO POR UM ESTUDANTE DE PEDAGOGIA DO IFRS, CAMPUS VACARIA
Vinicius dos Santos Vieira, Viviane Catarini Paim

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O Projeto intitulado “Contação e Humanização” foi contemplado pelo Edital IFRS Nº 09/2020 e, portanto, é executado por um estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS, Campus Vacaria. Apresenta como objetivo geral realizar contação de histórias, considerando diferentes temáticas, a partir dos livros do autor Todd Parr, os quais retratam a questão das diferenças, sejam elas sociais, familiares, culturais ou de gênero. Além disso, o Projeto possibilita que o proponente da ação aplique, na prática, os estudos teóricos que vem desenvolvendo no seu percurso formativo e esteja em contato com o ambiente escolar, futuro local de atuação do egresso. O público-alvo é constituído por quatro turmas dos anos iniciais do ensino fundamental - 1º e 2º anos - de uma escola pública estadual de Vacaria-RS. A proposta metodológica desenvolve-se através da realização de contação de histórias, gravadas em vídeo, e proposição de atividades a partir da temática abordada, enviadas em períodos quinzenais, por meio de ferramentas digitais, preferencialmente, para o e-mail da Direção da Escola e dos professores regentes das turmas, ou em formato impresso, para aqueles alunos que não possuem acesso aos meios digitais. A escolha do público-alvo fundamenta-se pelo fato de que estão em processo de aquisição da leitura e escrita alfabética e, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes devem estar alfabetizados até o final do 2º ano do ensino fundamental. Diante disso, a proposta de contação de histórias torna-se uma ferramenta importante no processo de alfabetização e, ainda, na aquisição de valores e atitudes para a convivência com as diferenças. Como resultados parciais, foi possível constatar que o projeto está estimulando o gosto pela leitura e fomentando o respeito à diversidade e a valorização a si próprio, além de estar contribuindo no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Do mesmo modo, os resultados permitem uma análise a partir do novo formato das atividades escolares, por conta da pandemia do novo coronavírus, possibilitando reflexões acerca das potencialidades e desafios da educação.



Palavras-chave


Contação de histórias. Alfabetização. Respeito às diferenças.

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