Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA VERDADE PARA O CONSUMO CONSCIENTE SEGUNDO ANDRÉ COMTE-SPONVILLE
Gabriela Conceição Viegas, Rogério Foschiera

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


Este trabalho de pesquisa direciona-se para a questão da busca pela verdade na visão do filósofo André Comte-Sponville. Para falar sobre a verdade é preciso compará-la com o conhecimento, os dois são conceitos diferentes mas que se relacionam com este estudo sobre o consumo tendo relação com as propagandas que estimulam os indivíduos a consumir desenfreadamente. O conhecimento é pensar o que é, como certa relação, é a conformidade e a semelhança entre o espírito e o mundo, o sujeito e o objeto, assim conhecemos nossa casa, nossos amigos. O que há no nosso pensamento sobre tais conhecimentos são o que corresponde ao mais próximo da realidade. Isto é o que diferencia o conhecimento da verdade, nós podemos conhecer muitas coisas, mas nunca vamos saber a verdade por trás delas, assim como os comerciais fornecidos pelas empresas. Este trabalho justifica-se na medida em que o indivíduo atualmente vem consumindo cada vez mais sem pensar nas consequências, tendo em vista como a verdade por trás disso impacta no consumo exagerado dos indivíduos. O objetivo deste trabalho é compreender, entender a verdade e debater sobre até que ponto as propagandas interferem no consumo exagerado dos indivíduos. A metodologia empregada no início do projeto se deu através de leituras e foram elaborados debates referentes ao que geralmente estimula os indivíduos a consumir de forma exagerada e assim, entendendo qual o papel que a publicidade desempenha neste caso, vendo até que ponto elas influenciam na formação de um consumidor consciente ou não. Atualmente estão sendo realizadas leituras e estão sendo elaborados resumo sobre a busca pela verdade, por André Comte-Sponville. Após serem concluídos os resultados da primeira fase do projeto onde os alunos da escola Novo Lar/RS foram questionados sobre o que seria o consumo, responderam que geralmente é a necessidade que leva ao consumo desenfreado. Atualmente como segunda fase o projeto se encontra na busca pela verdade, por Sponville. Como considerações finais, entende-se que o indivíduo é influenciado a consumir cada vez mais devido a publicidade que lhes é dado, como o marketing fornecido pelas grandes empresas que geralmente resulta ao consumo desenfreado de tal produto. O que buscamos nesta segunda fase é buscar a verdade por trás das propagandas, se os indivíduos buscam por ela por meio das publicidades. A verdade neste caso seria um conhecimento que mais tarde possa ser refutado, pois os conteúdos das peças publicitárias dependem de um questionamento contínuo para que haja entendimento. Os resultados são provisórios e necessitam de um aprimoramento contínuo, pois, sobre a verdade, podemos nos equivocar.

Palavras-chave


Verdade. Conhecimento. Consumo.

Texto completo: PDF