Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O PERFIL DO PROFESSOR-LEITOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS SÉRIES FINAIS DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FELIZ/RS
Natália Branchi, Izandra Alves

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


Somos sabedores de que a leitura literária deve ser motivada e amplamente difundida na escola. Isso porque a realidade de muitos estudantes não possibilita o acesso a esta arte fora do universo escolar. Dessa forma, o professor, principalmente, o de Língua Portuguesa tende a ser o principal, senão o único, mediador de leitura capaz de possibilitar este encontro. Nesse sentido, acredita-se ser de extrema importância pesquisar acerca da constituição deste importante elo entre leitores e livros. Assim, o projeto de pesquisa “O perfil do professor-leitor de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental do município de Feliz/RS” investiga em que medida as escolhas/preferências leitoras dos docentes envolvidos na pesquisa interferem em suas práticas pedagógicas e de mediação de leitura. O levantamento de dados envolve, ainda, uma investigação acerca das memórias leitoras destes docentes e como suas vivências e experiências o constituíram/constituem como professor-leitor. Para tanto, questionários e/ou entrevistas online são mecanismos utilizados para a coleta das informações referentes à infância leitora, à formação docente e às práticas pedagógicas mais comuns no dia a dia dos participantes da pesquisa. Com o intuito de embasar a análise dos dados levantados, a pesquisa se apoia, principalmente, nas teorias de Magda Soares, Vera Teixeira Aguiar, Aparecida Paiva, Maria do Rosário Mortatti Magnani e Marly Amarilha, acerca da literatura literária na escola e sua relação com o letramento. Por conta das aulas na rede municipal de ensino de Feliz/RS ter sido interrompida por um período, o cronograma teve que ser reestruturado e, por conta disso, ainda não estão disponíveis todos os questionários para a referida análise. O que se espera com os dados em mãos é que seja possível traçar o perfil deste professor-leitor e, a depender do resultado, buscar junto ao Curso de Letras da Instituição, possibilidades de assessoramento ao profissional e/ou a realização de parcerias institucionais para o desenvolvimento de ações extensionistas e outras pesquisas pertinentes à área e aos interesses da comunidade felizense.


 


Palavras-chave


Professor. Leitura. Escola

Texto completo: PDF