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ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AÇÃO: MONITORIA DE QUÍMICA
Valesca Martins Thumé, Andréia Modrzejewski Zucolotto, Júlia Maia Reck, Aline Grunewald Nichele, Lucio Olímpio de Carvalho Vieira

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O Alfabetização Científica em Ação é um projeto de ensino desenvolvido no IFRS - Campus Porto Alegre. Vinculado ao Edital IFRS nº 68/2019. Se justifica a partir da experiência docente nas disciplinas de Química do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) e do contexto do ensino remoto emergencial imposto pela pandemia de Covid-19. O objetivo do projeto é desenvolver e oferecer aos estudantes atividades que potencializem a aprendizagem efetiva de conceitos químicos, por meio de propostas didáticas inovadoras e contextualizadas. Diante do distanciamento social o IFRS optou por oferecer Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), equivalentes às componentes curriculares dos cursos, as quais são ofertadas aos estudantes que optaram por aderir. Nesse contexto, uma das frentes de atuação do projeto é a disponibilização de espaços de trocas de forma remota entre bolsistas e alunos da LCN que apresentaram dificuldades nos conceitos desenvolvidos na APNP LCN 214 - Cálculos Químicos. Assim, esses espaços online de discussão foram criados, com encontros síncronos (pelo Google Meet) ou não (via whatsapp), para superação das dificuldades. Neste trabalho, apresenta-se a monitoria desenvolvida junto à referida APNP, para dar suporte e sanar as dúvidas dos alunos. Tal ação do projeto iniciou no mês de setembro de 2020, através da plataforma Google Meet, com duração de 1 hora semanal por encontro síncrono. Além disso, alguns alunos adotam o contato por grupo de whatsapp para dirimir dúvidas pontuais junto à bolsista. Foram realizadas até o momento 7 monitorias, com média de participação de uma aluna. Durante os encontros perceberam-se dificuldades básicas como o uso da calculadora científica, adoção de notação científica, arredondamento de cálculos e balanceamento de equações químicas, dúvidas essas sanadas durante os diálogos. Pode-se concluir que a atividade do projeto obteve êxito, pois colaborou para dirimir dúvidas através da resolução de problemas contextualizados. Por outro lado, se verificou baixa adesão por parte dos alunos das APNP, justificada pela falta de tempo em virtude de seus trabalhos e das demandas do contexto atual. Além disso, cabe destacar a importância da monitoria desenvolvido no projeto para qualificação da experiência da licencianda, na qual foi possível exercer o papel de ensino e aprendizagem, tão caro à formação inicial docente. Ademais, espera-se dar continuidade ao desenvolvimento do projeto durante e após as APNP, promovendo ações e propostas didáticas de ensino de Química e de Ciências que contribuam para a permanência e êxito dos alunos nas disciplinas de Química na instituição.

Palavras-chave


Alfabetização científica. Espaços de diálogos remotos. Permanência e êxito no ensino de Química.

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