Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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DTEC: DIVULGANDO CIÊNCIA ATRAVÉS DOS DIÁLOGOS COM TECNOLOGIAS
Maurílio Quadros da Rosa, Marcelo Vianna

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


Em 2017, com intuito de estabelecer conversas sobre temas ligados à tecnologia presentes no cotidiano da sociedade, foi criado o programa de Extensão “dTEC – Diálogos com Tecnologias”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório. O programa contribui para uma mudança de paradigmas ao mostrar que pessoas leigas podem compreender a influência de impactos tecnológicos e científicos referentes aos aspectos socioculturais, econômicos e políticos. Nesse contexto, o dTEC proporciona ações para ampliar o alcance dos temas apresentados, realizando sessões de filmes documentais ou ficcionais, publicações e interações em redes sociais sobre tópicos da informática e de interesse da comunidade ou temas relacionados a projetos de pesquisa, ensino, extensão do campus e do IFRS. Todavia, a principal intervenção do dTEC tem sido a oferta de palestras, no qual os especialistas convidados pelo programa proporcionam debates com foco em diferentes temáticas. As palestras do dTEC envolveram a comunidade local, atendendo um variado público da região do Litoral Norte (RS), contemplando os discentes dos cursos de nível médio e superior em Informática do campus Osório, bem como participantes externos, provenientes de outras  instituições de ensino da região. Assim, numa linguagem simples, as pessoas percebem  como a tecnologia se incorpora ao meio social, abrangendo relevantes questões, tais como as questões de gênero (como o papel da mulher no mundo da informática) e qualificação profissional (com a criação de FabLabs, o papel da automação industrial na sociedade de consumo, o profissional do futuro), entre outros. Contudo, em 2020, o programa procurou redefinir suas prioridades. Enquanto algumas palestras foram consideradas muito satisfatórias, outras não geraram repercussão esperada. Deste modo, avaliando continuamente as suas ações, o dTEC vai priorizar a realização de ações on-line, envolvendo projetos de Pesquisa desenvolvidos por servidores e bolsistas. A proposta é funcionar como uma divulgação científica de experiências, compartilhadas através do Instagram e demais redes sociais. A primeira ação do programa nesse sentido é a divulgação e conscientização sobre a cultura maker junto ao projeto do novo laboratório maker do campus. Como resultados apresentados, o dTEC proporciona conteúdos e ações, para que a sociedade possa conhecer melhor os projetos realizados no campus. De forma simplificada, esse público compreende as tecnologias envolvidas, os temas das pesquisas e as ações realizadas no IFRS, desenvolvendo uma consciência crítica, ética e cidadã, que permite a compreensão do que ocorre no desenvolvimento científico da região.


Palavras-chave


Educação. Tecnologia e sociedade. Divulgação cientifica.

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