Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ALIADA À DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS
Eduarda Andréia Pedron Rodrigues, Clarissa Haas

Última alteração: 05-01-2021

Resumo


O presente resumo refere-se ao projeto de pesquisa ‘Memória pedagógica sobre os processos escolares inclusivos: documentar para comunicar e incluir’, o qual investiga, documenta, cataloga produções bibliográficas e empíricas com foco nas práticas pedagógicas inclusivas, com especial atenção aos estudantes com necessidades educacionais específicas, matriculados nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio de formação geral e/ou integrado à educação profissional, e ensino superior. A pesquisa surgiu para fomentar os processos escolares inclusivos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, uma vez que a instituição tem compromisso com a formação docente inicial, continuada e integral de seus discentes, pautado no respeito aos direitos humanos e à diversidade. Seus principais objetivos são ampliar a participação da comunidade acadêmica interna e externa nas ações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do Campus Caxias do Sul, para que o mesmo possa cumprir a sua finalidade de criação como espaço capaz de “documentar e comunicar para incluir”; além de possibilitar aos bolsistas a vivência da pesquisa acadêmica e o aprofundamento de conhecimentos na área da inclusão escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza procedimentos de coleta de dados que envolvem a pesquisa exploratória e documental; deste modo, os procedimentos contemplam o levantamento bibliográfico nos bancos de pesquisa acadêmica e estudo de documentos oficiais da política nacional da educação especial da perspectiva da educação inclusiva; além de estudos acerca da literatura da área da Pedagogia. A produção teórico-metodológica do projeto está orientada pela concepção de documentação pedagógica, a qual busca compor memória que possa orientar e antever os desafios da prática cotidiana na escola, investigando e catalogando referenciais norteadores sobre os processos escolares inclusivos na literatura acadêmica e na empiria. Como resultados, apontamos estudos bibliográficos sobre: a concepção social de deficiência com foco na deficiência intelectual; práticas pedagógicas inclusivas e ferramentas digitais acessíveis, resultando na produção e divulgação do conhecimento sistematizado na forma de recursos pedagógicos acessíveis no site do NAPNE, tais como, produções audiovisuais, notícias e tutoriais; artigos científicos para publicação em periódicos; e oferta de ações de extensão. Entende-se que o projeto atingiu a meta de dar mais visibilidade ao papel do NAPNE - Campus Caxias do Sul entre os servidores e estudantes da instituição produzindo uma documentação pedagógica inicial, articulada à leitura das necessidades disparadas a partir dos sujeitos “reais” e do cotidiano escolar.

Palavras-chave


Documentação Pedagógica. Educação Inclusiva. NAPNE.

Texto completo: PDF