Última alteração: 25-01-2021
Resumo
A partir de 1875, a Serra Gaúcha recebeu milhares de imigrantes italianos, sendo em sua maioria famílias com crianças. Em decorrência disso, iniciaram-se os processos de escolarização na região, de formas diversas e, consequentemente, com especificidades próprias ao contexto. Dentre as singularidades elenca-se as escolas subsidiadas pelo governo italiano, através dos agentes consulares. Sabe-se, através de fontes registradas, que o governo italiano enviou material didático aos imigrantes para proporcionar educação aos seus filhos. Diante disso, tem-se como objetivo geral a localização, a conservação (de forma virtual) e a socialização das fontes documentais sobre a história da educação dos imigrantes e seus descendentes na região colonial italiana, RCI. Para tanto, faz-se necessário a criação de um repositório digital que possa salvaguardar o acervo digital referente ao patrimônio histórico educativo da RCI, que engloba o período do final do século XIX e início do século XX. Como resultados parciais, os participantes deste projeto definiram algumas especificações do repositório digital, como por exemplo: o espaço máximo a ser utilizado no servidor (100 GB), o formato no qual os arquivos serão salvos (PDF) e o aplicativo que fará a digitalização do material (NoteBloc Scanner). O repositório digital, de nome provisório Finestra (janela, em italiano), encontra-se em fase de desenvolvimento. Para a implementação do Finestra, está sendo seguida a metodologia proposta pelos criadores do Repositório Digital Tatu da Universidade Federal do Pampa. Esta plataforma apresenta uma série de instruções para a implementação de repositórios semelhantes que visem digitalizar, manter e compartilhar acervos históricos. Seguindo as indicações fornecidas pelo Tatu, está sendo utilizada a plataforma Wordpress para o desenvolvimento do website e a gestão dos dados efetuada pelo PhpMyAdmin. Sendo assim, este trabalho deseja contribuir para a conservação da memória da História da Educação, sobretudo dos imigrantes italianos e seus descendentes na região colonial italiana. Como desdobramento, permitirá criar condições para novas pesquisas a partir da análise das fontes inventariadas que podem ser desenvolvidas pela perspectiva do currículo, da materialidade, das práticas, dos saberes, dos métodos, das relações do local com o global, dentre outras.
Palavras chaves: Repositório Digital; História da Educação; Patrimônio Histórico Educativo.