Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS DE LEITURA E ESCRITA EM INGLÊS: O USO DE FANFICS COMO RECURSO METODOLÓGICO
Sabrina Ramos de Freitas, Lucía Silveira Alda

Última alteração: 05-01-2021

Resumo


O processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa no ambiente escolar pode ser um grande desafio tanto para o professor quanto para o aluno, uma vez que verificam-se diversas dificuldades no decorrer da disciplina, como a pouca carga horária, o desinteresse por parte dos estudantes, as abordagens usadas durante o andamento da disciplina, dentre outros fatores. É comum, também, observarmos que as práticas de leitura e escrita em sala de aula são encaradas muitas vezes como entediantes e desinteressantes, dificultando o estudo de gêneros textuais tradicionais, ainda mais para uma geração que segue crescendo em constante contato com tecnologias cada vez mais atrativas e estimulantes. Considerando que existe um engajamento na leitura e escrita fora do contexto sala de aula, a partir de fóruns, redes sociais e websites, esta pesquisa propõe investigar o uso de fanfictions para buscar aproximar o estudante das práticas de leitura e escrita em língua inglesa. Fanfiction ou fanfic (do inglês, ficção de fã) é uma narrativa fictícia escrita e divulgada por admiradores de diversos produtos midiáticos (como filmes e séries, por exemplo), usando como base o mote da história ou seus personagens para produzir narrativas alternativas alicerçadas à original ou produzindo um conteúdo ficcional inédito. A partir disso, pretende-se desenvolver um projeto de escrita de fanfics para aprendizagem de língua inglesa baseado em metodologias ativas, que viabilizam conhecimentos contextualizados e significativos e conduzem o aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem. Espera-se, com este trabalho, encontrar nas fanfics uma estratégia possível de interagir com textos de interesse dos alunos, já que abordam temas que englobam a cultura popular audiovisual, musical e literária. Além disso, também acredita-se que o trabalho com fanfics pode aproximar as práticas de leitura e escrita em língua inglesa da realidade e da preferência dos estudantes, transformando-as em atividades significativas e estimulando, além da aprendizagem da língua, a criatividade, a colaboração e outras habilidades fundamentais.


Palavras-chave


Metodologias ativas. Língua inglesa. Fanfiction.

Texto completo: PDF