Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E DAS AÇÕES AFIRMATIVAS E SEU IMPACTO NA INTEGRAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Nathália Silva Lagôas, Janaína De Nardin

Última alteração: 10-02-2021

Resumo


O sistema de ensino atual visa integrar todos os alunos, porém, mesmo após avanços, o cenário de iniquidade persiste e se reflete na sociedade brasileira. Crianças com deficiência que frequentam o sistema padrão de ensino muitas vezes acabam encontrando dificuldades para integração tanto com colegas, quanto com professores, que podem encontrar desafios para o desenvolvimento de atividades que contemplem todos estudantes no ambiente escolar. O projeto, realizado na EMEF Aparício Borges, localizada em Alvorada,  tem como objetivos estimular a interação dos alunos com o meio ambiente, o desenvolvimento local e da sensibilidade social, solidariedade e integração, por meio de práticas sociais, culturais, artísticas e esportivas, incentivando talentos potenciais e a superação de condições de desigualdade e exclusão, trazendo, assim, o espírito social, crítico, participativo e pró-ativo aos alunos do segundo ano do ensino fundamental da escola. O projeto é dividido em três etapas: identificar e avaliar os conhecimentos preexistentes dos alunos em relação aos componentes em questão, bem como a forma com que os alunos convivem e se integram com os colegas; aplicar atividades que estimulem a integração de todos os alunos e, nesse período, desenvolver livro didático-pedagógico com as atividades aplicadas na turma e atividades extras; conclusão da fase de aplicação de atividades, formalização do livro, e desenvolvimento de artigo. Até esta ocasião, é possível afirmar que o projeto, que vem sendo realizado de forma remota, teve impactos positivos sobre a turma e a professora titular. Analisando os conhecimentos preexistentes dos alunos e a forma com quem se integram no dia a dia, foi possível criar atividades que incentivaram alunos e seus familiares a reutilizarem materiais e cultivarem plantas, além de receberem estímulo e informações sobre a separação correta de resíduos, pois alegaram no questionário da primeira etapa que tais atividades não eram hábitos comuns em seu cotidiano; a professora titular iniciou o estudo mais aprofundado sobre hortas escolares e formas de reciclagem e reutilização através de curso online, após atentar-se à temas incluídos no projeto. Dessa forma, o projeto estimulou a interação dos alunos com seu meio e a sensibilidade social dentro e fora do ambiente escolar, incentivou a reflexão da professora a respeito de tais atividades e sua importância e necessidade, além de colaborar com a criação de planos de aula e novas atividades de todas as professoras dos anos iniciais da escola por meio do livro que será entregue com tais atividades e artigo.

Palavras-chave


Integração. Inclusão. Desenvolvimento

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