Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Utilização de material audiovisual no ensino de inglês
Amanda Ariotti Arsego, Lucilene Sousa, Guilherme Sokoloski Fanton

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O projeto de ensino English is fun teve início no ano de 2020, visando em sua proposta tornar a aprendizagem do inglês divertida, para que seja agradável aos estudantes durante suas aulas. A produção de materiais para uso didático – tanto para aulas virtuais quanto para as presenciais –  começou há três meses. A equipe do projeto, composta por duas professoras de inglês, uma professora de artes e dois bolsistas do ensino médio, selecionam conjuntamente os temas e atividades a serem produzidas, bem como os materiais e recursos para a construção das atividades. Os conteúdos contemplados, até o momento, foram: presente simples, verbos auxiliares do/does, passado simples, movimento dos direitos civis, música This is America de Childish Gambino e segunda guerra mundial. No último mês, foi priorizado o uso de recursos audiovisuais na produção de atividades, com o vídeo músical de This is America, citado anteriormente, e também um vídeo sobre o discurso I have a dream de Martin Luther King Jr., abordando principalmente questões culturais e éticas. Foram inseridas nos vídeos perguntas sobre o seu conteúdo e sobre o vocabulário utilizado. As atividades produzidas têm como objetivo desenvolver a habilidade de audição (listening), contudo, as imagens exibidas no decorrer do vídeo também auxiliam no entendimento do assunto e de expressões idiomáticas. Além da audição, o trabalho com vídeos também permite a prática da leitura (reading) a partir da inserção de legendas, o que facilita a compreensão e também o aprendizado das palavras na sua forma auditiva e visual. Entendemos que o material audiovisual é uma ferramenta de fácil acesso e muito proveitosa nas aulas de inglês, pois além de ser mais atrativa, possibilita vários enfoques e a prática de diversas habilidades linguísticas e comunicativas. Até a conclusão do projeto, prevista para fim de março de 2021, pretendemos explorar outros recursos visuais como curta-metragens e tirinhas. Vale ressaltar que todos os materiais produzidos pelos bolsistas será disponibilizado tanto de maneira física quanto de forma virtual no site do projeto.


Palavras-chave


Ensino de inglês. Material audiovisual. Produção de material didático.

Texto completo: PDF