Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
CONVERSAS ALÉM DO CONVERSAR: APRENDIZAGEM E FRUIÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA
Juliana de Andrade Missio, Amália Cardona Leites

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O projeto de extensão Conversas Literárias surgiu em 2018, como um projeto de ensino que visava satisfazer uma demanda dos alunos por uma leitura de textos mais prazerosa, sem obrigação, em horário extraclasse. Em 2020, tornou-se um projeto de extensão, podendo assim atender e ter um contato maior com a comunidade externa. Uma vez que os participantes desejavam o retorno do projeto, porém com a pandemia os encontros não poderiam mais acontecer presencialmente, surgiu a ideia de continuá-lo de forma virtual, com encontros semanais, que inclusive facilitam a participação da população, através da plataforma Google Meet. Tendo como finalidade a utilização da Literatura em sua função catártica, cognitiva e pragmática, o projeto promove a leitura de textos, em sua maioria contos, seguida de debates e diálogos que visam proporcionar o desenvolvimento acerca da compreensão, criticidade e reflexão dos participantes. Por meio das redes sociais tem uma ampla divulgação, que busca cativar a curiosidade do público, seja pelo texto e autor da semana ou temas relacionados à literatura. Entre esses temas encontra-se o Ciclo de Palestras “O espaço da literatura em sala de aula”, evento online que ocorre de outubro a dezembro de 2020. O evento é aberto ao público em geral e realizado virtualmente pelo Projeto Conversas Literárias e pelo Programa de Extensão Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), ambos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As palestras têm tido uma boa repercussão, de norte a sul do país, com uma ótima avaliação dos participantes, verificada através de questionários enviados após cada palestra. Também foram realizados questionários com os participantes dos encontros do Conversas Literárias, que em sua grande maioria qualificou o projeto como excelente, ressaltando a importância dos debates e diálogos promovidos. Além disso, foi enfatizado que, com os encontros, os participantes possuem a chance de ampliarem o seu conhecimento sobre autores ou gêneros literários. Com base nos participantes, pode-se concluir a importância de haver uma troca entre eles, cada um com sua percepção do texto e do mundo, percepções que se complementam. Desta forma, o projeto consegue ser um momento de aprendizado e prazer, colaborando para o crescimento intelectual e pessoal dos participantes.

Palavras-chave


Gêneros literários. Leitura literária. Roda de leitura.

Texto completo: PDF