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Recursos virtuais para a experimentação em química
Aline Sezimbra Sena, Patrícia Anselmo Zanotta, Daniele Colembergue Da Cunha

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O projeto “formação integral pela experimentação em Química” objetiva contribuir para as aprendizagens dos conteúdos de Química e fomentar a formação integral dos discentes por meio da experimentação. Devido ao presente ano ser completamente atípico aos anteriores, fez-se adaptações nas atividades do projeto para o ensino remoto. Neste trabalho, apresenta-se os resultados parciais referentes à disciplina de Química II. O público-alvo do projeto constituiu-se pelos oitenta e oito alunos inscritos nas atividades pedagógicas não presenciais - APNPs da referida disciplina, dos cursos de Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Eletrotécnica e Informática para Internet do ensino integrado do IFRS Campus Rio Grande. Primeiramente, realizou-se uma busca por softwares e sites, gratuitos e disponíveis tanto para uso em computador como em celular, que trouxessem um pouco das experiências proporcionadas em laboratório. Elaborou-se roteiros para que os alunos aprendessem a utilizar os softwares, criassem suas próprias simulações e testassem hipóteses sobre os conceitos em estudo. Após, os alunos responderam questões específicas, evidenciando aprendizagens, dificuldades e sugestões para usos futuros e também elaboraram relatórios. Utilizou-se esses dois instrumentos como fonte de informações para avaliar o alcance dos objetivos. Cita-se como exemplos de simulações aplicadas: datação de um fóssil por Carbono-14; comportamento dos gases ideais em relação a diferentes variáveis; simuladores do teor nutricional e calórico dos alimentos; e construção de uma célula galvânica. Verificou-se um alto índice de envio de trabalhos relacionados ao uso dos softwares, com boa qualidade de abordagem conceitual, o relato dos alunos de satisfação na realização das tarefas e a solicitação de novas atividades semelhantes; evidenciando-se assim, que o uso dos softwares está alcançando os objetivos de melhorar a aprendizagem e motivar os alunos a buscarem novos conhecimentos. Dentre as dificuldades encontradas, relata-se a questão do idioma, já que vários simuladores apresentam-se em inglês. A importância de buscar novas estratégias para despertar o interesse dos alunos não deve ser considerada apenas pela atual situação, mas também como algo contínuo, pois ferramentas como simuladores computacionais podem auxiliar nas aulas práticas, sendo importantes também para escolas que não têm laboratórios ou não possuem muitos recursos. Conclui-se assim, que o uso de recursos virtuais em substituição às aulas práticas presenciais pode ser um bom aliado para desenvolver aspectos próprios da experimentação, tais como o questionamento, a proposição de hipóteses e a verificação do esperado. Além de promover um maior envolvimento dos alunos com as APNPs e incentivar a autonomia e autoria na aprendizagem dos discentes.


Palavras-chave


Simuladores. Ensino remoto. Experimentação.

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