Tamanho da fonte:
COMPRAS PÚBLICAS NO IFRS
Última alteração: 21-01-2021
Resumo
Este estudo é um recorte da pesquisa “Elaboração de um Guia de compras públicas para servidores do IFRS”, vinculada ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. A pesquisa está ligada à linha de “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. O objetivo da pesquisa foi identificar e conceituar os conhecimentos básicos, relacionados à área de compras públicas, necessários aos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, iniciantes na área de licitações e requisitantes de material e serviço. A justificativa para este estudo está relacionada, principalmente, com a necessidade de gerir com eficácia os recursos financeiros, permitindo aquisições mais eficientes por meio do conhecimento e familiarização dos servidores envolvidos com a área de licitações e compras. No que tange à metodologia, essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Utilizaram-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. No que se refere aos objetivos, enquadra-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Com esta pesquisa buscou-se investigar as principais dificuldades dos servidores envolvidos com as aquisições no âmbito do IFRS. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário, no formato online, com 20 servidores do IFRS, sendo 12 servidores dos setores de licitações e 8 demandantes, para identificação dos conhecimentos necessários para o exercício de suas atividades. Ao final da pesquisa foi possível conhecer e relacionar as principais dificuldades enfrentadas pelos servidores, os conhecimentos que eles consideram mais importantes para o desempenho das atividades, além de definir o formato ideal do produto educacional, que será apresentado na forma de um guia. Por meio da coleta de dados também foi possível definir os conteúdos mais importantes a serem tratados no guia que será desenvolvido.
Palavras-chave
Compras Públicas; Licitação; Educação Profissional e Tecnológica.
Texto completo:
PDF