Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
No meio do caminho tinha uma pedra: um estudo sobre a química dos minerais na cidade de feliz
Micael Bernardo Pereira, Cinthia Gabriely Zimmer

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Os minerais são facilmente observáveis em vários cenários naturais, sendo que cada um tem uma história que pode ser revelada por meio de uma investigação de suas propriedades.  A gênese de formação, a constituição química e a utilização dos diferentes minerais existentes será estudada por meio de uma proposta interdisciplinar e indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. Estarão envolvidos os alunos das séries finais da educação básica de uma escola estadual, juntamente com seus professores, e os pesquisadores do IFRS. Previamente, na disciplina ciências, a teoria sobre a origem do universo será explanada com intuito de elucidar como surgiram os minerais. Em geografia, serão estudados os diferentes tipos de minerais por meio de um mostruário de minerais catalogados que após serão correlacionados a conceitos teóricos envolvidos no estudo da tabela periódica, estrutura atômica, ligações químicas e propriedades da matéria.  Munidos dos conhecimentos teóricos os alunos receberão fichas de atividades práticas para a condução da coleta de minerais em diferentes localidades da cidade de Feliz. A observação comparativa das amostras coletadas com os minerais catalogados, juntamente com testes experimentais envolvendo cor, dureza, densidade e textura serão utilizados com o objetivo de entender os processos que regem a dinâmica do planeta, especialmente em relação a formação geológica da cidade de Feliz. Aliado a isso, objetos do cotidiano serão correlacionados aos minerais, através dos métodos de extração e industrialização, principalmente na produção dos metais, sendo exposto na disciplina de história a evolução cronológica do uso dos materiais.  Por fim na disciplina de português os alunos serão orientados a produzir um texto em forma de redação científica para o fechamento do projeto. A proposta será implementada tão logo retornarem as atividades presenciais. Como resultados preliminares tem-se a proposta pedagógica elaborada e minerais catalogados que servirão de gabarito para comparações com os minerais que serão coletados pelos alunos em diferentes localidades da cidade. Pretende-se, a partir dos dados obtidos nesse projeto, determinar indícios da formação geológica da cidade de Feliz, como também que essa atividade possa aguçar nos alunos o gosto pela ciência, além de proporcionar uma forma diferente e significativa de aprender química.


Palavras-chave


Ensino de Química; Minerais; Interdisciplinaridade.

Texto completo: PDF