Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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REVISITANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE ABORDAGENS DIDÁTICAS DIVERSIFICADAS
Melissa Cruz Schimieski Saadi, Priscila Azevedo da Silveira, Sofia Loureiro da Cruz Machado, Julie Anne Edelma dos Santos Fróes

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


Os professores de Matemática do IFRS Campus Rio Grande constataram, que os estudantes chegam ao primeiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado com um repertório insuficiente e preocupante em relação aos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Essas dificuldades acabam por gerar barreiras de aprendizagens, que resultam na falta de interesse pela Matemática e causam um alto índice de reprovação na disciplina. Desta combinação de fatos originou-se a ideia da criação de um projeto para auxiliar os discentes nessas dificuldades. Então, desde 2019, se propõe no Campus um projeto de ensino com o objetivo de oferecer suporte para os discentes com dificuldades específicas e gerais, trabalhando a Matemática de forma didática e divertida, visando obter uma maior atenção dos estudantes. Neste ano, de forma remota, as atividades do projeto precisaram ser reinventadas. As atividades ocorrem em quatro turmas, com encontros semanais com 1h30 de duração, através da plataforma Google Meet. Em cada encontro é apresentada uma breve revisão de conceitos e em seguida é realizada uma atividade didática, por meio da plataforma Kahoot. Nesta atividade os estudantes podem interagir aprendendo e verificando suas habilidades matemáticas. Além disso, salas de aula no Google Classroom são utilizadas como repositório de material. Nelas são disponibilizadas listas de exercícios, slides explicativos, jogos educativos e mensagens motivacionais. E, para que os estudantes tenham um suporte contínuo no esclarecimento de suas dúvidas, a plataforma de comunicação Discord é utilizada como recurso de atendimento. O uso de diversas formas de comunicação, tem o intuito de diminuir a distância gerada pelo formato não presencial e também tornar a experiência dos estudantes com a Matemática mais prazerosa e divertida, fornecendo todo suporte possível no atual contexto. Na busca por ferramentas didáticas alternativas, tem-se o apoio do projeto de pesquisa “Laboratório de Matemática: Buscando estratégias para o aprender”. Como resultado preliminar, houve um aumento no interesse dos estudantes na realização das atividades e na aprendizagem dos conteúdos, onde eles acabam interagindo e fazendo questionamentos nos encontros virtuais. Foi solicitado a eles o preenchimento de um formulário, a fim de obter um feedback sobre as metodologias utilizadas até ao momento. Os retornos foram positivos, confirmando a ideia de que a Matemática pode ser aprendida através de estudos e práticas educacionais descontraídas. Busca-se atender as dificuldades e os anseios dos estudantes dentro da área da Matemática para que, no futuro, possam ter maior desenvolvimento e aproveitamento no contexto escolar como um todo.


Palavras-chave


Matemática. Ensino. Metodologias diversificadas.

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