Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Grupo de estudos em economia ecológica e meio ambiente: compreensões iniciais e contribuições para processos de ensino e aprendizagem
Natiele Beatriz Didolich de Azeredo, Sérgio Roberto Kapron, Carolina Bender Machado, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O projeto de ensino “Grupo de Estudos em Economia Ecológica e Meio Ambiente: compreensões iniciais e contribuições para processos de ensino e aprendizagem”, apoiado pelo edital 69/2019 visa proporcionar para a comunidade acadêmica do IFRS Campus Viamão, contemplando estudantes, docentes e técnicos, um aprofundamento nos conhecimentos referentes à economia ecológica e meio ambiente, bem como suas transdisciplinaridades e o enfrentamento às problemáticas ambientais, econômicas e sociais. Ademais, buscamos ampliar as possibilidades dos estudantes e servidores de acessar, compreender e sistematizar uma bibliografia básica de introdução aos temas propostos, assim como aprimorar as habilidades para relacionar as abordagens bibliográficas com temas e problemas contemporâneos mundiais e locais. Contribuindo, assim, para a formação técnica e para a produção de novos conhecimentos auxiliando na ampliação do leque de abordagens e no aprofundamento de aspectos econômicos e ambientais na formação dos estudantes do campus Viamão e em suas capacidades de intervenção social com vistas à melhoria da sustentação e melhoria das condições sociais e ambientais de vida. São  realizados encontros quinzenais, com o prévio envio de material selecionado como artigos científicos e capítulos de livros, onde é feita a exposição do tema sucedido por um debate. No encontro seguinte onde são apresentadas pequenas produções feitas pelos participantes para ilustrar, de forma simplificada, o tema abordado. Em decorrência da pandemia o projeto teve de ser adaptado de forma a ser integralmente remoto com auxílio de recursos de mídia e comunicação eletrônica, com uma configuração síncrona (Meet) e assíncrona (Moodle e E-mail). Atualmente já ocorreram três encontros, sendo dois deles introdutórios, com uma turma de cerca de doze pessoas. Todos os encontros são gravados e disponibilizados para a turma, garantindo que caso ocorra alguma particularidade todos possam ver a exposição dos conteúdos e o debate. Outrossim, esperamos atingir os objetivos a partir das sessões e da mediação dos professores e das alunas bolsistas para com a turma, auxiliando no aprofundamento de conhecimentos e maior criticidade a respeito dos temas abordados.



Palavras-chave


Economia; Ecologia; Ensino

Texto completo: PDF