Última alteração: 25-01-2021
Resumo
O laboratório de matemática desempenha um papel importantíssimo durante o processo de ensino e aprendizagem desta disciplina, uma vez que este vem sendo indispensável durante o processo de formação de professores desta área. Sendo um espaço especialmente dedicado à construção, propagação de conhecimento e organização de recursos e saberes matemáticos, foi organizado o projeto Laboratório de Educação Matemática (LEMA) no IFRS - Campus Canoas, em 2016 para criação do nosso próprio laboratório, de mesmo nome, de forma que fosse possível atender a essa demanda percebida por docentes e discentes do curso de licenciatura em matemática desta instituição, organizando os materiais doados e adquiridos pelo curso para transformar um local já existente no campus em um espaço voltado para os alunos e os professores do curso. Em acordo com a obra “O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores”, de Sérgio Lorenzato, o laboratório tornou-se um local de referência para estudos, desenvolvimento de projetos, planejamento de aulas (por parte de professores e alunos), criação e desenvolvimento de atividades, entre outras atividades acadêmicas, diferenciando-se daquela concepção inicial de ser apenas o local para guardarmos materiais. Nos anos posteriores, o projeto ampliou suas atividades, enfatizando a construção de propostas didáticas para o ensino de matemática, utilizando materiais e buscando respostas e ações às novas demandas, junto de ações envolvendo outros projetos que ocorrem no campus. Entretanto, por virtude da pandemia, não teríamos o espaço físico disponível para os alunos do curso durante esta edição do projeto. Sendo assim, o LEMA inicia as atividades em 2020 preparando um espaço virtual onde seja possível acolher os estudantes e auxiliá-los, mesmo sem a presença física do mesmo. A ideia original, de repensar o site do laboratório, pretende expandir as informações e ferramentas disponibilizadas, funcionando como um repositório de materiais e recursos de educação matemática.. Dessa forma, é esperado que o laboratório torne-se mais do que um espaço físico, mas sim um centro de referência para o aluno estudante de licenciatura em matemática no campus (ou de qualquer outro lugar), agora de forma virtual.