Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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ESPAÇOS DE MEMÓRIAS DO IFRS CAMPUS ERECHIM
Raquel Vieira da silva, Miguelângelo Corteze

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O projeto “Espaços de Memórias” surgiu como uma proposta interdisciplinar e multicampi com opropósito de criar um espaço destinado ao Núcleo e aos projetos nele desenvolvidos. O projeto se faz importante por pretender, selecionar, organizar, e disponibilizar a história e a memória tão diversificada, que ajudaram a constituir o IFRS – Campus Erechim. A história de uma instituição educativa é formada pelo conjunto de memórias, práticas e objetos que, de alguma maneira, fizeram parte do cotidiano dessa organização em uma determinada época. Pensar em mecanismos para reconhecer, identificar e preservar essa história contribui para um maior sentimento de pertencimento e fortalecimento da identidade institucional. Conhecer a nossa história é ampliar o reconhecimento da nossa identidade enquanto instituição,  quanto a profissionais da educação e estudantes, o Núcleo de Memória, vem, portanto, somar a isso. O projeto “Espaços de Memória” no Campus Erechim, encontra-se vinculado ao Núcleo de Memória do IFRS, e estabelece a área temática ‘cultura’ contempla o desenvolvimento de ações no âmbito da memória, do patrimônio, da cultura e da memória social, com o objetivo de promover ações educativas a fim de resgatar e preservar o histórico da instituição e da comunidade local. Por conta do momento de pandemia que estamos passando algumas  ações não puderam ser realizadas, como a construção dos “Espaços de Memórias” dentro do IFRS – Campus Erechim, com visitações da comunidade interna e externa, para tanto, a metodologia utilizada até o presente momento, foi a construção, pesquisa e síntese da linha do tempo da história do IFRS – Campus Erechim a partir de estudos sobre a história da instituição,(reconstrução da linha do tempo, catalogação de bens culturais materiais, etc). O desenvolvimento deste projeto busca promover e fomentar  diferentes fazeres educativos com a criação de “espaços de memória”. Desse modo, considerando a importância contidas e um acervo memorial, algumas ações que seriam realizadas este ano tiveram que ser remodeladas para se adequar a nova realidade do País, desta forma percebemos que a melhor forma para a preservação da memória institucional neste momento é da disponibilização do mesmo nas plataformas digitais e posteriormente em espaços físicos, assim dando voz as nossas produções, e para a realização das ações,  esperamos que esse projeto sirva de incentivo e auxílio para a elaboração de projetos e ações com amesa temática envolvendo estudantes e a comunidade, e  principalmente, compreendendo aimportância de preservar a memória institucional.

Palavras-chave


IFRS Campus Erechim. Memória. História.

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