Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de materiais teóricos e práticos para auxilio na disciplina de corrente alternada
Gabriela dos Santos, Rodrigo Tonin, Katryne Couto

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


A disciplina de corrente alternada do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Rio Grande, apresenta altos índices de reprovação e evasão nos segundos ano/semestre nas modalidades de ensino integrado e subsequente. Alguns fatores que afetam o desempenho dos alunos são a dificuldade no entendimento de conceitos da física e matemática, a grande quantidade de matéria a ser trabalhada e o elevado número de discentes matriculados. Dessa forma, este projeto tem o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pela disciplina, auxiliando na compreensão dos conhecimentos por meio da ampliação dos horários de atendimento e do contato e troca de experiências com alunos que já realizaram a disciplina. Este ano, devido a pandemia, o projeto está sendo desenvolvido de forma remota e conta com três alunos do curso como bolsistas, que auxiliam nas atividades pedagógicas não presenciais da disciplina nas duas modalidades de ensino, ajudando na curadoria de materiais, preparação de listas de exercícios e apostilas, participação em encontros síncronos e disponibilizando horários diversificados de atendimento, visando motivar e manter a permanência dos alunos. O ensino remoto trouxe desafios aos participantes do projeto, pois, além das dificuldades já citadas que afetam o aprendizado dos estudantes, há também as dificuldades do estudo remoto, como o acesso limitado à internet, espaços não apropriados ao estudo e a inibição dos alunos durante os encontros síncronos.. Para contornar estas dificuldades e manter o interesse e a participação dos estudantes, estão sendo desenvolvidas as atividades a seguir: elaboração de apostilas para cada assunto; listas de exercícios menores e mais acessíveis; curadoria e disponibilização de arquivos de mídias digitais; novas forma de avaliação; mais horários de atendimentos em diferentes plataformas (Google Meet, Whatsapp, e-mail e fórum da plataforma Moodle). Através do diálogo mantido com os alunos da disciplina por meio das diferentes plataformas digitais estão sendo levantados os pontos positivos e negativos do andamento do projeto. Como pontos positivos, os alunos ressaltaram a grande oferta de horários de atendimento, diversidade e qualidade de materiais disponibilizados e listas de exercícios mais acessíveis. Como ponto negativo apontaram o tempo exíguo para realização de algumas atividades. Podemos concluir, até o presente momento, que as atividades desempenhadas pelos bolsistas têm colaborado para manter os estudantes envolvidos com a disciplina despertando um maior interesse pelos assuntos trabalhados, que fica evidenciado pela participação dos alunos nas atividades, nos atendimentos e nos momentos síncronos.

Palavras-chave


Corrente Alternada, Elaboração de Materiais, Envolvimento com a Disciplina.

Texto completo: PDF