Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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"VOCÊ NÃO SABE NEM FALAR BOM DIA DIREITO": NECESSIDADES INTERACIONAIS DE IMIGRANTES EM SERVIÇOS DE CIDADANIA E TRABALHO
Eduarda Portella Gallina, Minéia Frezza, Isabelle Vogt Biasio, Marina Alves Cavinato, Mateus Bezerra Gabriel Cabral Bezerra

Última alteração: 11-01-2021

Resumo


Atualmente, o Brasil está recebendo milhares de imigrantes e refugiados/as advindos/as de diversos países. Dentre as inúmeras necessidades que os/as imigrantes possuem para sua integração efetiva na sociedade, a aprendizagem do nosso idioma é uma das mais latentes. O domínio da língua é um fator fundamental para a garantia de direitos, o conhecimento e o cumprimento de deveres e o acesso à cidadania. No entanto, existe uma baixa oferta de cursos de português voltados aos contextos interacionais reais e necessários para esse público. Sendo assim, o presente projeto, que faz parte de uma iniciativa mais abrangente, cujo objetivo final é a construção e publicação de materiais didáticos para o ensino de português brasileiro como língua de acolhimento, visa a realização de entrevistas semiestruturadas com imigrantes instalados/as no Rio Grande do Sul, especialmente na região da Serra Gaúcha, para, a partir destas, construir uma base de dados capaz de traçar seus perfis, destacar os contextos de comunicação presentes em instituições apontadas como necessárias para a obtenção de serviços relacionados à sua cidadania e aumentar a compreensão das condições que permeiam sua inserção no mercado de trabalho. A partir de um roteiro semiestruturado, realizamos 30 entrevistas, gravadas em áudio e vídeo mediante aceite verbal dos/as participantes, por meio da plataforma meet do Google. Depois de transcritas na íntegra, as entrevistas foram analisadas com base na metodologia de Análise de Conteúdo, sendo que os dados emergentes foram categorizados e contabilizados. Analisando-se os resultados de forma parcial, foi possível: (i) traçar o perfil geral dos/as imigrantes entrevistados/as, com informações correspondentes à idade, gênero, nacionalidade, escolaridade, língua materna, tempo em que estão morando no Brasil etc.; (ii) elencar 23 instituições primordiais no processo de integração da comunidade imigrante à sociedade brasileira; e (iii) aumentar o conhecimento acerca das relações que são estabelecidas entre esta população e o mercado de trabalho brasileiro.  Com base nos resultados obtidos com a pesquisa, daremos andamento ao projeto realizando gravações de interações naturalísticas nos contextos apontados pelos participantes e, assim, buscaremos revelar características interacionais particulares da variedade do português brasileiro local que deem subsídio à produção de materiais didáticos para o ensino de português brasileiro como língua de acolhimento, atendendo, assim, às demandas específicas de nossos/as imigrantes.

 


Palavras-chave


Cidadania; Políticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes; Português Brasileiro como Língua de Acolhimento.

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