Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Laboratório de apoio didático em biologia e biotecnologia (lad-bio) no curso técnico em biotecnologia
Dyowanne Hiulei Schmitt, Karin Tallini, Victoria Pereira da Silva

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O laboratório de apoio didático em Biologia e Biotecnologia (LAD-BIO) é um projeto de ensino que tem como proposta dar apoio didático aos alunos no preparo e cálculo de soluções e suas aplicações práticas para os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química (LCN) e do Técnico em Biotecnologia. Entretanto, devido a suspensão das aulas presenciais o projeto teve que se adaptar a nova estrutura de ensino, as atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) que ocorrem de forma online, via plataforma de ensino remoto e ferramentas virtuais como o Moodle e o Google Meet. O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas pela monitoria do LAD-BIO no segundo semestre de 2020 nas APNPs do curso técnico em Biotecnologia. O novo projeto tem seu foco no apoio aos estudantes e professores das APNPs de Biossegurança 1 e Gestão de Laboratório. Afim de atingir os objetivos desta proposta foram realizadas pela monitoria diversas atividades como: mapeamento da bibliografia disponível de online; busca por materiais didáticos ( Vídeos, textos, sites, artigos, entre outros); auxilio auxilio via videoconferência e e-mail para os estudantes que apresentassem dificuldades nas APNPs envolvidas no projeto LAD-BIO; auxílio na elaboração de materiais didáticos como exercícios e atividades. Como resultado foi possível atender as demandas de estudantes e professores do curso técnico em biotecnologia auxiliando na adaptação desta nova modalidade de ensino e visando diminuir problemas nos processos de ensino aprendizagem. As atividades futuras da monitoria são atender as demandas do curso técnico em biotecnologia em 2020/2 e 2021/1, pois neste período poderá ocorrer a oferta de novas APNPs abrangidas pelo projeto.


Palavras-chave


laboratório didático; monitoria; biotecnologia

Texto completo: PDF