Tamanho da fonte:
GUIA DE ACESSO ESTUDE NO IFRS BG
Última alteração: 11-01-2021
Resumo
Trata-se de um produto educacional, na forma de um Guia, material textual e interativo conforme classificação da Área de Ensino da CAPES, que apresenta a Instituição, no caso o IFRS campus Bento Gonçalves, descrevendo as formas de ingresso, os cursos, vagas, modalidades de seleção, sistema de cotas, assistência estudantil, projetos de ensino, pesquisa e extensão e a estrutura da Instituição. Esse produto educacional é resultado de uma pesquisa, desenvolvida no ProfEPT Campus Porto Alegre do IFRS. Os sistemas de ingresso ao ensino público, como da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, funcionam a partir de avaliações meritocráticas, que legitimam as desigualdades econômicas e sociais, excluindo os grupos menos favorecidos. Os processos seletivos são cada vez mais disputados, excluindo muitas vezes os estudantes pobres, provenientes da escola pública. Percebe-se que existe muita complexidade dos processos seletivos, com editais pouco acessíveis e compreensíveis pelos estudantes, os quais, muitas vezes, não entendem o sistema de ingresso e também pouco compreendem o sistema de reserva de vagas para o ensino público. O estudo realizado foi qualitativo, de cunho exploratório, sendo delimitado ao IFRS campus Bento Gonçalves. A pesquisa demonstrou a necessidade de estratégias de orientação que apresentem a instituição, suas características, sistema de cotas, cursos e modalidades ofertados, estrutura e formas de ingresso. A interpretação dos dados revelou a importância de disponibilizar o Guia de Acesso, em formato digital, de forma permanente, no site da Instituição. O tamanho e o conteúdo do Guia foram dispostos de modo a contemplar os assuntos que abrangem o conceito de Acesso, ou seja, o ingresso, a permanência e qualidade no ensino. Dessa forma, o Guia é composto das seguintes partes: primeiramente, mostra como ingressar na Instituição; a seguir expõe mais detalhadamente sobre o processo seletivo; conta também com um capítulo sobre as ações de permanência, como os projetos e bolsas de assistência estudantil; por fim, trata da qualidade do ensino, falando da estrutura da Instituição e das ações de ensino pesquisa e extensão. A avaliação do produto demonstrou que o Guia apresenta uma orientação mais didática, clara e objetiva, facilitando a compreensão do processo seletivo por parte dos estudantes candidatos, contribuindo para aperfeiçoar a divulgação sobre as modalidades de acesso e de seleção, das opções de curso ofertadas pelo IFRS, além de aumentar o interesse dos estudantes pelo processo seletivo do IFRS.
Palavras-chave
Acesso; Democratização; Guia
Texto completo:
PDF