Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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JOGOS E LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: RELATOS DE PROFESSORAS PRÉ E EM SERVIÇO
Anna Luiza Bencke Rohr, Andrea Jessica Broges Monzón, Juliana Schreiner, Maria Luiza Oliveira de Paula, Paloma Winter

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


Segundo um estudo do British Council, é bastante significativa (81%) a falta de recursos didáticos nas aulas de Língua Inglesa na escola pública. Salienta-se, ainda, a desvalorização e distanciamento do idioma apontados por professores (59%). Desse modo, o programa de extensão Let's play visa a contribuir para o desenvolvimento e atividades lúdico-pedagógicas para o ensino de Língua Inglesa na educação básica pública, bem como fomentar a capacitação de professores pré e em serviço. A justificativa para este programa se baseia na importância de fomentar e aprimorar o ensino de inglês de maneira que se viabilize suas práticas linguísticas, sociais e culturais, conforme a BNCC. Entende-se aqui por atividade lúdico-pedagógica aquela que trabalha conteúdos e competências de uma determinada disciplina de forma didática que contemple estratégias lúdicas. Já o jogo é compreendido como a atividade que possui instruções e meios digitais e/ou impressos, com objetivos mais imediatos, podendo envolver ou não a competitividade, possibilitando o protagonismo dos alunos. Acreditamos que o desenvolvimento e utilização de jogos na aula de Língua Inglesa viabiliza um ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica dos campos de Linguística Aplicada e Psicologia da Aprendizagem (Educação). Foram desenvolvidos jogos para turmas de Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio, buscando contemplar conteúdos linguísticos aliados a temáticas transversais, bem como às competências e habilidades elencadas para cada ano na BNCC. Devido à pandemia, não foi possível realizar oficinas e visitas presenciais a escolas, envolvendo alunos e capacitação de professores em serviço. Como resultados parciais, verificou-se que os jogos propostos colaboraram para a formação docente das licenciandas, as quais são bolsistas e voluntárias deste programa, de modo que isso as está capacitando para futuras experiências em sala de aula como estagiárias e/ou professoras. Conclui-se que as contribuições deste programa agregam muito nas caminhadas de professores pré-serviço, possibilitando formas diferentes, significativas e efetivas de aprendizagem e aplicação de atividades didáticas, ampliando, assim, o repertório destas licenciandas.

Palavras-chave


Atividades lúdico-pedagógicas. Ensino de inglês. Formação docente.

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